no , , , , ,

URGENTE comunicado sobre a Prova de Vida do INSS. Confira!

Governo Federal fez um importante comunicado que interessa diretamente aos segurados do INSS que precisam fazer a prova de vida. Saiba do que se trata!

URGENTE: novidades sobre a Prova de Vida do INSS
URGENTE: novidades sobre a Prova de Vida do INSS

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é essencial para que o segurado ou segurada da autarquia, comprove que está vivo e possa assim, continuar a receber seu benefício todos os meses e recentemente o governo federal emitiu um comunicado importante sobre o procedimento.

Portanto, se você é um dos segurados(a) do INSS que precisa fazer a prova de vida, confira a seguir o que disse o comunicado do governo sobre o assunto.

Governo Federal emite um comunicado sobre a prova de vida

Como o próprio nome já diz, a prova de vida tem o proposito de comprovar que a pessoa está viva, no caso, os segurados do INSS.

O procedimento se faz necessário, principalmente porque a maioria das pessoas que recebem aposentadorias, são idosas, ou seja, é comum que haja essa preocupação.

Por isso, o INSS precisa realizar uma vez por ano esse procedimento para poder continuar pagando o benefício desses segurados.

Ou seja, o segurado(a) que não fizer a prova de vida dentro do prazo determinado pela autarquia, corre o risco de ter o seu benefício suspenso.

Contudo, o INSS mudou a forma de realizar a prova de vida ainda no início do ano, em janeiro para ser mais preciso.

Com mudanças, os segurados não precisam mais comparecer presencialmente ao INSS para realização do procedimento, pois ele será feito através do cruzamento de dados entre diferentes instituições públicas e privadas.

Como vai se dar a comprovação?

A partir de uma portaria publicada pelo INSS em janeiro, a Prova de Vida não precisa mais ser feita de forma presencial, na maioria dos casos.

A partir de agora, ela será feita pelo cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outros órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Desta forma, o ato de votar nas eleições, por exemplo, já vai servir como prova de vida para o INSS.

Em seguida, confira quais são os procedimentos que o INSS considera como prova de vida:

  • Acesso ao Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul);
  • Recebimento dos valores com uso da biometria;
  • Atendimentos presenciais em agências;
  • Vacinação;
  • Atendimento em redes públicas de saúde, como no SUS;
  • Emissão ou renovação de documentos pessoais (RG, CNH, carteira de trabalho e passaporte);
  • Declaração do Imposto de Renda.

Nos casos onde o INSS não conseguir a prova de vida através desses procedimentos, ele poderá notificar o segurado(a) através do:

  • Aplicativo do Meu INSS, aqui.
  • Telefone
  • Extrato bancário

Ademais, quem é servidor público também pode fazer prova de vida através do portal Sougov.br ou então do Gov.br, assim como na agência bancária na qual recebe o seu pagamento.

A comprovação deve ser feita até o mês do aniversário do segurado(a).

Por fim, parar mais notícias sobre benefícios do INSS, clique aqui.