no , , ,

Transporte Público Gratuito: programa de prefeitura pode garantir benefício

O transporte público gratuito é uma demanda da sociedade já há muito tempo e projeto de prefeitura pode garantir esse direito as cidadãos e cidadãs da sua cidade.

Transporte Publico Gratuito
Transporte Publico Gratuito

O transporte público é o principal meio de transporte da grande maioria da população brasileira que vive nas grandes cidades e entre uma das principais demandas de toda essa massa popular é que ele seja gratuito.

O incentivo para que a população utilize mais o transporte público e menos o transporte privado é uma política urbana e ambiental importante.

E garantir um transporte público gratuito é uma ótima forma de dar início a essa política.

Em questão de sustentabilidade, uma política de transporte público gratuito faz muito mais sentido do que uma medida de incentivo a comprar de carros.

Já pensou se cada trabalhador(a) ou estudante saísse de casa de manhã cedo para seus compromissos de carro?! Onde caberiam tantos carros?

Sendo assim, não é preciso ser muito inteligente para entender qual é a melhor solução.

Obviamente que só a gratuidade da passagem não é suficiente para “convencer” um(a) proprietário(a) de veiculo que deixe o carro em casa ou mesmo se desfaça do carro para dar prioridade ao transporte público.

O investimento em infraestrutura, tecnologia, logística, capacitação profissional entre tantos outros investimentos também são necessários.

Ou seja, é preciso criar toda uma estrutura extremamente eficiente, que ofereça conforto e segurança, inclusive de horários, aos passageiros.

De qualquer forma, garantir que a gratuidade para milhares de passageiros já seria um passo importante, portanto, a seguir saberemos qual a cidade que pretende implantar o transporte público gratuito.

Prefeitura pode implantar Transporte Público gratuito

Todo trabalhador(a) assalariado sabe o peso da passagem do transporte público no orçamento.

Obviamente que existem algumas categorias de pessoas para quem a passagem já é gratuita, por exemplo, pessoas idosas. Todavia, outras categorias reivindicam esse benefício ou direito já há muitos anos, como é o caso dos estudantes.

A título de recordação, há 10 anos atrás, em março de 2013, o movimento estudantil organizou uma série de protesto, a grosso modo, por conta do aumento da passagem de ônibus.

E até hoje essa ainda é uma reivindicação do movimento estudantil.

Qual cidade vai implantar a gratuidade?

A cidade do país que estuda a implantação do transporte público gratuito é a cidade São Paulo.

O programa deve se chamar “Tarifa Zero” e atualmente está em discussão na Câmara dos Vereadores.

De acordo com as primeiras informações sobre o “Tarifa Zero”, o programa será implantado gradualmente e inicialmente deve valer para as famílias inscritas no CadÚnico.

O objetivo é da prioridade as famílias e estudantes de baixa renda.

É importante destacar que o “Tarifa Zero” é apenas para a cidade de São Paulo e não para as demais cidades do estado.

Por fim, para mais notícias programas sociais, clique aqui.