no , , ,

Serasa faz COMUNICADO importante sobre PIX. Saiba como se proteger!

Principal empresa de análise de crédito do Brasil, a Serasa, emitiu comunicado sobre um novo golpe via Pix. Saiba como é e como se proteger!

Serasa faz COMUNICADO importante sobre PIX
Serasa faz COMUNICADO importante sobre PIX

A Serasa, maior empresa de análise de crédito do país, acaba de emitir um comunicado no qual faz alerta a população sobre uma nova modalidade de golpe via Pix.

Portanto, se você é um dos milhões de brasileiros/brasileiras que utilizam o Pix, devem ficar atentos ao comunicado do Serasa.

Como é de conhecimento público, o Serasa é uma empresa utiliza os dados dos consumidores brasileiros para fazer uma análise de crédito. Assim, ela determina o score de crédito de cada consumidor.

O score de crédito do Serasa é um dos elementos que as empresas e instituições financeiras levam em consideração na hora de analisar a liberação de linhas de crédito para seus clientes.

Após essa breve explanação sobre o Serasa, vamos saber qual é o novo golpe do Pix que foi motivo de alerta pela a empresa.

Serasa alerta sobre golpe no PIX

Através do seu portal oficial, o Serasa comunicou que um novo golpe via Pix começou a ser aplicado, o que deixou milhões de pessoas preocupadas.

É importante destacar que o Serasa constantemente faz comunicados de alerta a população sobre vários tipos de golpes financeiras, como no caso do Pix.

O novo golpe acontece da seguinte forma:

Os criminosos entram em contato com as vítimas através do Whatsapp ou das redes sociais e oferecem falsos presentes online.

Após o contato, os criminosos informam que a pessoa ganhou um presente, mas que para recebe-lo é necessário o pagamento de uma taxa de entrega.

Os criminosos exigem que o pagamento seja feito via Pix ou através de um link de pagamento. Atenção, nunca clique nesse link.

Logo após o pagamento ser feito, os criminosos bloqueiam o contato e desaparece.

Portanto, caso você receba alguma mensagem desse tipo, desconsidere e bloquei contato imediatamente.

Como dissemos acima, nunca clique nesses links, mesmo que sejam enviados por conhecidos. As pessoas costuma compartilhar mensagens sem nem mesmo saber do que elas tratam,

Golpes de presentes falsos na hora da entrega

Outra modalidade de golpe para qual o Serasa emitiu um alerta, foi o golpe da entrega do presente falso.

Após entrar em contato com a vítima, o criminoso combina a entrega do produto e comparece como se fosse o entregador.

Esse tipo de golpe é mais comum em épocas comemorativas, como por exemplo:

  • Aniversários
  • Dia dos namorados
  • Dia das mães
  • Dia dos pais
  • e etc.

Ao chegar na residência, o criminoso faz a cobrança da taxa para liberar o presente.

No primeiro momento, o valor da taxa é aparentemente baixa, contudo, na prática, o valor acaba sendo muito maior.

Após a vítima realizar o pagamento via Pix através da leitura do QR Code, o entregar se retira rapidamente sem entregar qualquer comprovante de pagamento a vítima.

Só depois que a vítima vai perceber que o valor cobrado foi bem mais alto e que tudo não passou de um golpe.

Por fim, para mais notícias sobre o Serasa, clique aqui