no , , , ,

Segunda VIA de documento GRÁTIS. Veja qual é e como solicitar!

Programa tem o objetivo de garantir a segunda via do documento para quem perdeu e não tem condições financeiras para bancar a emissão. Veja como solicitar!

Segunda VIA de documento GRATIS. Veja como solicitar!
Segunda VIA de documento GRATIS. Veja como solicitar!

Apesar da emissão dos principais documentos serem grátis, a segunda via costuma ser paga e geralmente, a um custo considerável. Mas um programa garante uma nova emissão do documento para pessoas que atenderem a determinados critérios.

Possuir os documentos são fundamentais para que o cidadão/cidadã, além de poder comprovar quem é, lhe garante o acesso a diversos serviços, inclusive serviços essenciais.

Contudo, eventualmente acontece perdermos ou termos os documentos roubados e isso geralmente causa um enorme dor de cabeça e muito trabalho.

Entretanto, ainda existem outras situações onde é preciso o cidadão/cidadã emitir a segunda via do documento, por exemplo:

  • Mudança da foto de identificação para uma que seja mais atual
  • Casamento, quando a pessoa adiciona o nome o sobrenome do cônjuge.

Geralmente, é precioso fazer o agendamento para emissão da segunda via, que não costuma ser grátis. Pelo contrário, são pagas.

No entanto, periodicamente existem ações que concedem a segunda via grátis para algumas pessoas.

Portanto, se você ficou interessado(a) em saber de qual documento estamos falando e como fazer para solicitar a segunda via grátis, leia o texto a seguir.

Qual o documento que está com a 2°via gratuita?

O documento sobre o qual estamos falando é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

No caso, a segunda via do documento está saindo grátis para moradores do estado do Rio Grande do Sul, que perderam a documentação por conta das enchentes que atingiram vários municípios

As enchentes foram provocadas pela passagem de um ciclone.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) é o responsável pela ação, que teve início na 6°feira, dia 15.

A princípio, a ação se concentra nos 5 municípios que mais sofreram com as enchentes, a saber:

  • Arroio do Meio
  • Encantado
  • Lajedo
  • Muçum
  • Rosa Sales

Em Arroio do Meio, Encantado e Lajedo o procedimento está sendo realizado através dos Centros de Formação de Condutores locais.

Já os moradores de Muçum e Rosa Sales devem se dirigir até as cidades vizinhas para solicitar o atendimento e a emissão da segunda via grátis da CNH.

De acordo com o Detran, os dois últimos municípios irão receber nas próximas semanas os postos de atendimento para solicitação do documento.

Critérios para conseguir a segunda via gratuita do documento

De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), existe apenas uma exigência para que o cidadão tenha direito a segunda via do documento grátis. No caso, é preciso que a emissão da primeira via tenha sido em uma das cinco cidades onde a ação acontece.

Segundo o Detran, a objetivo é estender a ação para todos os motoristas que comprovarem que moram nas cidades mais atingidas pelas enchentes dos últimos dias.

Além disso, o Detran trabalha para que todos os municípios que estão sob decreto de calamidade pública sejam contemplados pela ação.

Ademais, cabe destacar também que existe a versão digital da CNH. A sua emissão é gratuita e possui validade em todo o território nacional, da mesma forma que a versão física.

Por fim, para mais notícias sobre o CNH, clique aqui.