no , ,

Restituição do IR 2023 não entrou na CONTA? Saiba se CAIU na malha fina!

Contribuintes que ainda não receberam o pagamento da restituição do IR 2023 podem ter caído na malha fina do leão. Veja como consultar a sua situação.

Restituicao do IR 2023 não entrou na CONTA?
Restituicao do IR 2023 não entrou na CONTA?

O 5° e último lote da restituição do Imposto de Renda (IR) foi pago no final de setembro, dando fim ao cronograma de pagamento do IR 2023 elaborado pela Receita Federal, contudo, muitos contribuintes estão reclamando que o valor não caiu em suas contas.

Bem, existem algumas razões que podem ter levado você a não receber os valores da restituição do IR 2023, entre elas, ter caído na malha fina.

Assim, se você não recebeu a sua restituição do IR e quer saber o que houve para poder resolver a situação, basta ler o texto a seguir.

Não recebeu a restituição do IR 2023? Veja se caiu na malha fina

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução de parte dos valores que o contribuinte declarou no seu IR.

Todo cidadão que declara mais renda do que deve, tem direito a receber a restituição, porém, o contribuinte que cair na malha fina do IR, não recebe a restituição.  

Geralmente, o que leva o contribuinte a cair na malha fina é esquecer de declarar alguma coisa ou preencher alguma informação errada na declaração.

Quem foi pego pelo leão, pode enviar a Receita Federal uma Declaração Retificadora, na qual é possível corrigir o erro na declaração original.

Todo o processo é feito pela internet, através do mesmo sistema pelo qual foi feita a declaração.

Nos casos mais complexos, a Receita Federal envia uma intimação ao contribuinte para que ele/ela compareça ao órgão para prestar esclarecimentos.

Nesses casos, será necessário apresentar a documentação que o órgão exigir para comprovação das informações que estavam na declaração.

Também é possível enviar a documentação pela internet, mas não através da Declaração Retificadora.

Entretanto, quando a declaração cai na malha fina, pode ser necessário pagar um valor adicional entre 20% a 75% sobre o imposto devido.

Mas, não vamos nos precipitar e colocar o carro na frente dos bois, primeiro, vamos confirmar a real situação da sua restituição.

Veja como consultar:

  • Primeiramente, acesse a página do e-CAC, aqui.

();

  • Em seguida, faça o login com seu CPF ou CNPJ e sua senha ou então com sua conta do Gov.br;
  • Após acessar, selecione a aba “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha a opção “Pendências de malha” para consultar a sua situação atual;

Acabei caindo, e agora?

Além da opção enviar a Declaração Retificadora, que mencionamos anteriormente, também existe a opção do Dossiê Digital de Atendimento.

Nos dois casos será preciso a apreciação de um auditor da Receita Federal.

Em seguida, em relação à restituição do IR 2023, se houve alguma cobrança de multa por conta da malha fina, ela será descontada do valor da restituição.

Caso não haja, ainda assim, haverá um pagamento a ser feito através da do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Você pode emiti-lo e pagá-lo dentro do próprio site.

Por fim, para mais notícias sobre a restituição do IR 2023, clique aqui.