no , , , ,

Registrato, a lista de NEGATIVADOS pior que o Serasa. Veja como consultar!

Existe uma lista de negativados que poucas pessoas conhecem e é mais séria que a do Serasa. Conheça o Registrato e saiba como consultar as pendências financeiras do seu CPF.

Registrato, a lista de NEGATIVADOS pior que o Serasa
Registrato, a lista de NEGATIVADOS pior que o Serasa

O Registrato é uma lista de negativados que apesar de ser tão relevante quanto a do Serasa e SPC, a grade maioria dos cidadãos e cidadãs sequer ouviram falar da sua existência.  

É importante destacar que todos os cidadãos(a) brasileiros(a) são consumidores, visto que todos fazemos compras e transações financeiras.

Sendo assim, é importante conhecermos as empresas e órgãos de análise de crédito. São eles que possuem as listas de consumidores negativados.

O Serasa é atualmente a principal empresa de análise de crédito e negativados do país, mas existem outras, como o Registrato.

Enquanto o Serasa é uma empresa privada de análise de crédito, o Registrato é um órgão vinculado ao Banco Central do Brasil, ou seja, é estatal.

Quando uma dívida não é paga, o CPF do contribuinte é enviado para o Serasa e SPC. Caso essa dívida não seja paga em 5 anos, o nome do contribuinte devedor sai da lista do Serasa e do SPC.

Entretanto, a dívida não deixa de existir e passa para outra lista, a do Registrato, que pode ser ainda mais prejudicial.

Conheça o Registrato, lisa de negativados mais prejudicial que o Serasa

Vamos conhecer a seguir alguns detalhes sobre lista de negativados do Registrato e sua relação com o Serasa.

Primeiramente é importante deixar claro que são listas diferentes, portanto, quitar a dívida do Serasa, não implica necessariamente ter o CPF removido da lista do Registrato.

Ou seja, vai depender da situação.

Confira a seguir as quatro situações mais comuns:

1. O devedor pagou o débito total

Nesse caso, quando o devedor quita integralmente o débito, seja através de um parcelamento ou à vista, o seu nome deve sair tanto do Serasa quanto do Registrato.

2. Quitou a dívida por um valor bem abaixo do total

É normal que com dívidas antigas, as empresas ofereçam descontos para que a débito seja pago.

Por exemplo, uma dívida que custava R$ 5 mil, após 2 anos e a sua negociação, o valor caiu para R$ 300.

Nesses casos, o normal é que o nome saia do Serasa, mas permaneça no Registrato, na maioria das vezes.

No entanto, o consumidor tem o direito de exigir a retirada do seu nome e caso não seja feito, pode solicitar uma indenização por danos morais.

3. A dívida prescreveu

Como lembramos anteriormente, a uma dívida sai da lista de negativados do Serasa após 5 anos, mesmo que ela não seja paga.

Entretanto, a dívida não deixou de existir, afinal, ela não foi paga e apesar de ter saído do Serasa, ela permanece na lista do Registrato.

Entenda consultá-la

De forma bem objetiva, o Registrato é o sistema de registro de crédito de negativados do Banco Central.

E a apesar de um órgão estatal, poucas pessoas conhecem.

Na verdade, o Registrato, apesar de qualquer cidadão poder consulta-lo, ele é um sistema mais utilizados por bancos e instituições financeiras.

Quem tiver interesse em consultar e descobrir se o seu nome está na lista, é só acessar o portal oficial do Banco Central, aqui.

Por fim, para mais notícias como essa, clique aqui.