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Receita Federal Libera Consulta ao 2º Lote de Restituições do IRPF: Saiba Como Consultar e Receber

Receita Federal libera consulta ao segundo lote do Imposto de Renda

Restituições do IRPF: Saiba Como Consultar
Restituições do IRPF: Saiba Como Consultar

A Receita Federal anunciou a liberação da consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) nesta sexta-feira (23), beneficiando aproximadamente 5 milhões de contribuintes. A partir das 10h, será possível verificar se o contribuinte está incluído nesse lote, que também abrange restituições residuais de anos anteriores. No total, serão distribuídos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes que têm prioridade no reembolso.

Entre os favorecidos, estão aqueles que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do IRPF ou que utilizaram a versão pré-preenchida da declaração, uma novidade a partir deste ano. Essa medida garante prioridade no recebimento e será aplicada a 3.490.513 contribuintes. Os demais possuem direito a prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiências físicas ou mentais e profissionais do magistério.

Como consultar e receber a restituição?

Para consultar a restituição, é necessário acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar essa consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento das restituições será efetuado no dia 30 de junho, diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, é possível verificar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se houver alguma pendência, enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

E se a restituição não for depositada?

Se o valor da restituição não for creditado na conta indicada na declaração, como no caso de contas desativadas, o montante ficará disponível para saque por um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se passado um ano, o contribuinte ainda não tiver sacado sua restituição, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Ao entrar no site, o contribuinte deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.