no , , , , , ,

RECADASTRAMENTO do Bolsa Família está terminando?

Veja se o recadastramento do Bolsa Família está acabando e entenda melhor o comunicado que o Governo Federal acabou de emitir para os beneficiários

RECADASTRAMENTO do Bolsa Familia esta terminando?
RECADASTRAMENTO do Bolsa Familia esta terminando?

Os beneficiários do Bolsa Família estão acostumados a estar em constante atenção para os comunicados emitidos pelo governo federal a respeito do programa, ainda mais depois do início do recadastramento que levou ao corte de milhões de benefícios desde o mês de março.

E é justamente sobre um comunicado do governo sobre o fim do recadastramento do Bolsa Família, que vamos falar nesse artigo.

Até porque, são milhões de famílias, cerca de 21,3 milhões para ser mais preciso, que contam com os depósitos mensais do programa.

Sendo assim, vamos saber a seguir todos os detalhes sobre o fim do recadastramento do Bolsa Família anunciado pelo governo.

Novos cadastros

O cadastramento no CadÚnico é o primeiro passo para quem deseja fazer parte de qualquer um dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Auxílio-gás, por exemplo.

Esse cadastro é essencial para que o governo possa identificar e incluir nos programas, as famílias que realmente precisam fazer parte dos programas sociais.

Assim, o governo pode pagar mensalmente um determinado valor para que as famílias de baixa renda tenham pelo menos a garantia do acesso a alimentação, a educação e a saúde para as crianças e adolescentes.

A importância do recadastramento do Bolsa Família se dá justamente no seu impacto na redução da desigualdade social e na sua capacidade de interromper ciclos geracionais de pobreza.

Portanto, um recadastramento eficiente do Bolsa Família é essencial para que o governo possa promover mais justiça e bem-estar social para todos os brasileiros e brasileiras.

Recadastramento do Bolsa Família

Conforme anunciou o governo, o objetivo do recadastramento do Bolsa Família é identificar cadastros irregulares, de pessoas que não poderiam estar recebendo o benefício, mas estão.

Ou seja, essas pessoas não atendem aos critérios de elegibilidade para poderem fazer parte do programa.

Para poder receber o Bolsa Família, os critérios são os seguintes:

– Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais)

– Ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa da família

A inscrição no CadÚnico é feita presencialmente na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistencial Social) da sua região.

No caso das famílias que tiveram o benefício suspenso ou recebeu um comunicado informando a necessidade de recadastramento, o prazo para regularizar a situação é de 60 dias e dever ser feita na sede do CRAS.

A atualização deve ser feita pelo Responsável Familiar ou Legal, que deve levar a documentação de todos os membros da família.

Também será necessário passar por outra entrevista.

Quem perder o prazo do recadastramento, será excluída de vez do Bolsa Família.

Já quem conseguir regularizar a situação, além de voltar a receber o benefício, ainda recebe as parcelas retroativas aos meses que ficou sem receber.

Uma sugestão para quem espera o desbloqueio do benefício, é sempre ficar de olho no aplicativo do programa ou do Caixa Tem. Por eles é possível saber se já houve o desbloqueio.

Calendário de pagamento de novembro

Como todos os meses, o pagamento do Bolsa Família começa a ser pago na segunda metade do mês.

O Bolsa Família começa a ser pago no dia 17 de setembro e vai até o fim do mês, dia 30.

A saber, os pagamentos são feitos através do Caixa Tem, nas agências das Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; ou Caixas eletrônicos com os cartões do programa.

Por fim, confira a seguir as datas de pagamento do Bolsa Família de novembro:

  • NIS final 1: 17 de novembro;
  • NIS final 2: 20 de novembro;
  • NIS final 3: 21 de novembro;
  • NIS final 4: 22 de novembro;
  • NIS final 5: 23 de novembro;
  • NIS final 6: 24 de novembro;
  • NIS final 7: 27 de novembro;
  • NIS final 8: 28 de novembro;
  • NIS final 9: 29 de novembro;
  • NIS final 0: 30 de novembro

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.