no , , ,

Pix passa por MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS. Confira as novidades!

Ferramenta de pagamento instantâneo desenvolvida pelo Banco Central, o Pix está passando por mudanças. Venha conferir as novidades!

Pix passa por MUDANCAS SIGNIFICATIVAS
Pix passa por MUDANCAS SIGNIFICATIVAS

O Pix foi lançado em 2020 pelo Banco Central (BC) e rapidamente se tornou a principal forma de pagamento utilizado no país, superando, inclusive, os cartões de crédito e débito e como não poderia deixar de ser, essa ferramenta de pagamento instantâneo precisa passar por mudanças constantes para se modernizar e oferecer novos serviços.

Nesse sentido, o Banco Central acaba de anunciar mudanças para o Pix, que trazem inovações significativas.

As mudanças resultaram em 4 novos serviços ou movimentações financeiras que podem ser feitas via Pix.

Entre as funções mais tradicionais do Pix, estão os pagamentos e transferências bancárias, tudo feito de forma instantânea. Além disso, o Pix também é isento da cobrança de taxas, o que já é um fato extremamente sedutor para o usuário(a) da ferramenta.

Portanto, em meio a tantas funções e recursos, vamos conhecer a seguir as mudanças no Pix.  

Transferências

Entre todos os serviços que o Pix dispõe aos seus usuários, a transferência bancária é com toda certeza a que mais caiu nas graças do povo e também do mercado financeiro.

Todos se beneficiaram com Pix, consumidores, prestadores de serviço e empresários.

Com a chegada dos bancos digitais e a desburocratização para se abrir uma conta bancária, hoje em dia qualquer pessoa abre um conta muito fácil e rapidamente, através do próprio celular.

Como só basta ter uma conta bancária para ter um Pix, hoje em dia praticamente todos os brasileiros(a) possuem Pix.

Diferente das transferências via TED ou DOC, onde há cobrança de taxas e o dinheiro demora para entrar na conta, o Pix é gratuito e instantâneo.

Isso permitiu uma maior agilidade na entrega dos produtos.

Além disso, o lançamento do Pix ocorreu em um momento muito oportuno, pois uma das principais formas de propagação do vírus da Covid-19 era através das cédulas de dinheiro.

Essa foi uma das mudanças importantes que o Pix trouxe nesse período, o da diminuição da circulação de cédulas.

Mudanças importantes no Pix

Apesar do grande sucesso do Pix, mudanças e atualizações periódicas são essenciais para que a ferramenta possa se modernizar e manter sua relevância no cenário financeiro do país.

As mudanças no Pix vêm sempre acompanhadas da implantação de novos serviços que visam facilitar e agilizar as transações financeiras de seus clientes.

E uma dessas novidades é o Pix Automático, que permitir fazer o pagamento de contas automaticamente, através de um agendamento. É ideal para o pagamento de contas fixas, como serviços de assinatura, conta de luz e outras.

Outra novidade é o PIX em pedágios e transportes públicos. O objetivo é agilizar a locomoção, visto que reduz a dependência de dinheiro físico e o tempo de pagamento.

Além disso, ainda tem o PIX parcelado, que funciona como um limite extra do cartão de crédito, que parcela, com juros, a transação Pix.

Por último, mas não menos interessante é o PIX sem internet, que pode ser feito por NFC, biometria ou Bluetooth. Esse serviço visa beneficiar cidadãos(a) de regiões distantes, onde há dificuldades de conexão.

Por fim, para mais notícias sobre o Pix, clique aqui.