no , , , , ,

PIS/Pasep: veja novidade sobre VALOR do saque. Notícia é EXCELENTE!

Veja a grande novidade sobre o pagamento do abono do PIS/Pasep que vai deixar muitos trabalhadores e trabalhadores com a conta mais gorda.

PIS Pasep: veja novidade sobre VALOR do saque
PIS Pasep: veja novidade sobre VALOR do saque

O pagamento do PIS/Pasep é feito todos os anos para um determinado grupo de trabalhadores, que podem fazer o saque dos valores a partir das datas determinadas pelo governo federal.

Todos(a) sabemos, que o PIS/Pasep é um dos principais programas trabalhistas do Brasil e que milhões de trabalhadores contam com o pagamento do abono para as mais diferentes situações.

Portanto, ciente da relevância do PIS/Pasep para os trabalhadores, o governo anunciou uma grande novidade relacionada aos valores para saque do abono.

Todavia, também é importante deixar claro que o PIS e o Pasep são programas diferentes, apesar de serem similares.

O PIS (Programa de Integração Social) é o abono destinado aos trabalhadores do setor privado e o seu pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.

Enquanto que no caso do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), o pagamento é feito pelo Banco do Brasil.

Feita essa rápida exposição, vamos conferir a seguir do que se trata essa novidade relacionada aos valores para saque do PIS/Pasep.

Sobre os valores para saque do PIS/Pasep

Como mencionamos no início do texto, apenas um seleto grupo de trabalhadores tem direito a receber o abono anual do PIS/Pasep.

Para receber o abono, é preciso atender certos critérios estabelecidos pelos programas.

Cabe destacar que o objetivo do pagamento do PIS/Pasep é ser um complemento na renda do trabalhador(a) formalizado, ou seja, que possui carteira assinada e que ganha até dois salários mínimos por mês.

Além disso, também é preciso ter trabalhado(a), formalizado, por no mínimo, 30 dias no ano-base.

A base de cálculo do valor do PÎS/Pasep, leva em consideração os meses trabalhados no ano anterior ao do recebimento do pagamento do abono. Ou seja, o trabalhador vai receber em 2024, o abono referente aos meses que ele/ela trabalhou em 2023.

Pelo menos deviria ser assim!

No entanto, o pagamento do PIS/Pasep atrasou em um ano por conta pandemia da Covid-19 e o abono de 2021, que deveria ter sido pago em 2022, só foi pago em 2023.

Consequentemente, o abono de 2022, que deveria ter sido pago em 2023, não foi pago e pelo menos teoricamente, deverá ser pago em 2024.

É sempre importante destacar que o pagamento do abono não é vantajoso apenas para o trabalhador(a), mas fortalece também a economia.

Pagamento do abono salarial

Já com relação a novidade que o governo anunciou sobre o saque do PIS/Pasep, tem a ver com o seu novo valor.

Como sabemos, o valor do abono está relacionado com o valor do salário mínimo, assim como os benefícios sociais e demais benefícios trabalhistas pagos pela União.

E de acordo com a expectativa do governo, em 2024 o aumento do salário mínimo será R$ 101, ou seja, vai passar para R$ 1.421.

Dessa forma, o valor do PIS/Pasep também sofrerá esse reajuste e que com certeza será comemorado demais pelos trabalhadores.

Por fim, para mais novidades sobre abono salarias, clique aqui.