no , , , ,

Novo Luz Para Todos vai levar energia de GRAÇA? Brasileiros estão COMEMORANDO!

Confira todas os detalhes do novo Luz para Todos, que em 2023 completou 20 anos do seu lançamento pelo presidente Lula. Veja como vai funcionar e quem será contemplado!

Novo Luz Para Todos vai levar energia de GRACA?
Novo Luz Para Todos vai levar energia de GRACA?

O governo federal anunciou a volta do Luz para Todos, que curiosamente, em 2023, completa 20 anos do seu lançamento e muitos querem saber, se a volta do programa também vai garantir luz de graça para a população.

Criado em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Luz Para Todos foi essencial para levar energia elétrica para casa de milhões de famílias brasileiras.  

E o programa volta em boa hora, visto que, apesar da melhoria na economia, muitas famílias ainda se recuperam dos estragos dos últimos 6 anos.

Portanto, a seguir vamos conhecer todos os detalhes do retorno do Luz para Todos e se o programa vai garantir conta de energia de graça.

O que é o programa Luz para Todos?

Como dissemos anteriormente, a volta do Luz Para Todos foi confirmada pelo presidente Lula em agosto e de acordo com o governo, a expectativa é de alcançar cerca de 500 mil famílias até 2026.

Até 2022 o programa vinha sendo prorrogado, mas sem nunca ter o cuidado e a tenção necessária pelo então governo Bolsonaro.

No ano passado, o programa quase foi extinto, mas sobreviveu ao esquecimento e abandono do então vilão.

Porém, no mês passado, o presidente Lula anunciou oficialmente o retorno do Luz para Todos em 2024.

Segundo Alexandre Silva, ministro de Minas e Energia, esse tipo de programa “é um serviço essencial e garante um direito fundamental do cidadão”.

Como vai funcionar o programa

Para se ter uma ideia, entre 2003 e 2018, o Luz para Todos levou energia elétrica para aproximadamente 3,4 milhões de casas.

Inicialmente, o valor previsto para essa primeira fase do programa é de R$ 2,5 bilhões. Os valores serão pagos com o orçamento do fundo setorial que é custeado pelos próprios consumidores de energia, o CDE.

Dessa forma, o Luz Para Todos poderá levar energia elétrica tanto para regiões distantes, como para domicílios em regiões metropolitanas que não possuem.

Contudo, o relançamento do Luz para Todos está programado apenas para o início de 2024.

Luz de graça para todos pelo programa?

Essa é quem dúvida que assola muitas pessoas. O Luz para Todas vai liberar conta de energia de graça?

E a resposta é não!

Que fique claro uma coisa, o Luz para Todas não é um programa de descontos. O seu objetivo é levar energia elétrica para as residências que não possuem luz.

Para isso, o governo possui um outro programa, que é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Para participar é preciso estar inscrito no CadÚnico e atender aos critérios do programa.

Através da Tarifa Social é possível conseguir descontos de até 80% da fatura.

Por fim, para mais notícias sobre o programas sociais do governo federal, aqui aqui.