no , , , , ,

Novo BRASIL SEM FOME. Conheça os detalhes do programa!

O programa Brasil Sem Fome foi relançado pelo presidente Lula no final de agosto. É mais uma iniciativa do governo no combate a insegurança alimentar.

Novo BRASIL SEM FOME. Conheca os detalhes do programa!
Novo BRASIL SEM FOME. Conheca os detalhes do programa!

O novo programa Brasil Sem Fome foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 31 de agosto e vai contemplar milhões de famílias que se encontram em condições de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, mais conhecida como fome.

Apesar dos excelentes números da economia nesses primeiros 9 meses de governo, o Brasil vem de 4 anos devastadores com relação a economia, ao aumento da pobreza, do desemprego e obviamente, da desigualdade social.

Uma das consequências dessa barbárie que o país viveu nesses últimos anos, foi a volta do Brasil ao famigerado Mapa da Fome.

Assim, programas como o Brasil Sem Fome são essenciais para um país como o Brasil, que possui dimensões continentais e milhões de pessoas passando fome.

Portanto, a seguir vamos conhecer todos os detalhes do programa e de como ele vai beneficiar milhões de brasileiros e brasileiras.

Conheça o novo Brasil Sem Fome

O presidente Lula esteve presente no evento de lançamento do Brasil Sem Fome, que aconteceu no dia 31 de agosto, no Piauí.

De acordo com o governo, o programa vai reunir ao todo 80 medidas, que vai mobilizar municípios, estados e a própria União.

Segundo as expectativas do governo, o programa visa tirar, de novo, o Brasil do Mapa da Fome até o ano de 2030.

Além disso, o objetivo é a redução para menos de 5% do número de residências em situação de insegurança alimentar grave.

Como vai funcionar o programa

Por conta da complexidade das ações do Brasil Sem Fome, o programa vai atuar em diversas frentes, com parceria entres a União, estado e município, como já havíamos falado anteriormente.

De acordo com as primeiras informações, serão três eixos de atuação principais. São eles:

  • Acesso ao trabalho, à renda, e à cidadania: dessa forma se garante que as famílias tenham maior autonomia;
  • Promoção da alimentação adequada e saudável: isso vai acontecer da produção ao consumo, garantindo que famílias em situação mais vulnerável possam comer bem;
  • Mobilização para o combate à fome: atuação conjunta entre municípios, estados e União.

Na prática, essas medidas vão fortalecer programas como o Bolsa Família e na valorização do salário mínimo.

Quem pode participar do programa?

Cabe destacar que o Brasil Sem Fome não é um programa de transferência de renda, portanto, as famílias contempladas não vão receber valores ou cestas básicas.

As famílias que queiram participar do programa devem realizar o castro no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua região.

Portanto, se você está entre as pessoas que precisam dessa ajuda do governo, não perca essa oportunidade.

Por fim, para mais notícias sobre os programas sociais do governo, clique aqui.