no , , ,

Misturar GASOLINA e ETANOL pode prejudicar o MOTOR do carro?

Vamos analisar todos os possíveis efeitos da mistura da gasolina e dp etanol no motor do seu veículo. Saiba tudo sobre as vantagens!

Misturar GASOLINA e ETANOL prejudica o MOTOR ?
Misturar GASOLINA e ETANOL prejudica o MOTOR ?

Muitos motoristas se perguntam se misturar gasolina e etanol pode prejudicar o motor do carro. Essa é uma questão importante, principalmente porque atualmente os carros bicombustíveis são cada vez mais comuns.

Portanto vamos analisar todos os possíveis efeitos da mistura de gasolina e etanol no motor do seu veículo.

A princípio, é importante deixar claro que a mistura dos combustíveis pode sim ser feita, mas em alguns casos. Além disso, mais importante do que a mistura em si, a atenção deve estar na quantidade da mistura.

De acordo com muitos frentistas, o ideal seria uma proporção de 50% para os carros flex, mas não há Manuel técnico que aponte oficialmente qual seria essa proporção ideal.

Mas não se preocupe, a seguir vamos ficar sabendo todos os detalhes sobre a mistura dos dois combustíveis.

Também é importante destacar que os carros funcionam com ambos os combustíveis, são conhecidos como Flex ou bicombustível.

Para esses modelos, não existe uma proporção adequada, ele funciona bem independente da medida.

Mistura de etanol e gasolina. O que a lei diz?

Caso você não saiba, a própria gasolina já vem com uma mistura de 27% de etanol determinada por lei. Ou seja, a gasolina que você coloca no seu carro, nunca será 100% pura.

A combustível já sai da refinaria misturado.

Já a composição do etanol não vem com gasolina misturada, mas vem com 7% de água.

Como saber qual combustível usar?

De forma geral, o etanol proporciona um desempenho melhor para o motor do carro, porém, se estiver sem a mistura com a gasolina o consumo fica mais alto.

Em contrapartida, o menor percentual de carbono deixa menos resíduos no motor, em comparação com a gasolina.

O Etanol também muito menos poluente ao meio ambiente. O motivo é a sua matéria-prima: a cana-de-açúcar.

Já em relação a gasolina, diferente do etanol que proporciona mais potência, ela garante uma maior autonomia ao motorista.

Ou seja, se levarmos em consideração o altíssimo preço dos combustíveis aqui no Brasil, de forma geral a gasolina acaba sendo um pouco mais vantajosa.

Por fim, um calculo que pode ser feito para equilibrar essa medida entre os combustíveis, pode levar em consideração uma proporção que entre 70% e 75%, uma vez que essa é a diferença de desempenho (km/l) do etanol para a gasolina.

Para mais notícias sobre o que acontece no Brasil e no mundo, clique aqui.