no , , ,

Minha Casa, Minha Vida: saiba tudo sobre NOVOS PROJETOS e como participar

Novos projetos de construções de unidades do Minha Casa Minha Vida, já podem ser elaborados para publicação no Diário Oficial da União.

Minha Casa, Minha Vida: saiba sobre NOVOS PROJETOS
Minha Casa, Minha Vida: saiba sobre NOVOS PROJETOS

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é um programa criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda durante o governo Lula 2, com o objetivo muito especifico de ajudar milhões de brasileiros e brasileiras a adquirir a sua tão sonhada casa própria.

Através do Minha Casa, Minha Vida, milhões de brasileiros e brasileiras com menor poder aquisitivo podem ter acesso ao financiamento de um imóvel, seja casa ou apartamento.

Porém, em 2021 o então presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou com o programa, substituindo-o pelo programa Casa Verde Amarela e excluindo do programa a faixa de financiamento para as famílias de menor poder aquisitivo. 

Mas, com o retorno de Lula à presidência, o Minha Casa Minha Vida passou por uma nova reformulação e colocou novamente as pessoas com um orçamento mais limitado de volta no programa.

Dessa forma, o MCMV volta a subsidiar imóveis com juros muito abaixo do mercado para essa faixa da população

Mas as mudanças promovidas com o retorno do programa de habitação petista não vão beneficiar apenas pessoas com rendas menores.

Agora, pessoas com renda mensal de até R$ 12 mil também podem aderir ao Minha Casa, Minha Vida.

Portanto, a seguir, veremos quais foram as mudanças que o Minha Casa, Minha Vida passou, quem pode participar e como se inscrever.

Minha Casa, Minha Vida inicia processo de contratação de projetos

O governo federal iniciou no dia 16/06, o recebimento dos projetos para contratação das construções de moradias para se enquadra nos critérios do MCMV.

A publicação das portarias que autorizam a contratação dos projetos será feita no Diário Oficial da União.

O início do Minha Casa Minha Vida é fundamental para que as famílias de baixa renda possam ter acesso a uma moradia digna e de qualidade.

Porém, a importância do programa não se limite a oferecer uma moradia digna a população, mas também é um incentivo a geração de emprego.

Dessa forma, o MCMV também será um estimulo ao setor da construção civil, ao empregar milhões de trabalhadores na construção dos imóveis.

Portanto, o MCMV acaba por influenciar em várias áreas de vida social como na:

  • Redução do déficit habitacional
  • Geração de emprego
  • Melhoria da infraestrutura urbana das cidades

Parceria entre governo e comunidade para desenvolvimento de unidades habitacionais

Antes de tudo, é preciso deixar claro que o sucesso do Minha Casa, Minha Vida passa pela parceria entre governo federal, empresas de construção civil e da própria comunidade.

Essa “tríade” é fundamental para otimização dos recursos que o Minha Casa, Minha Vida, o que permite uma maior transparência e eficiência do programa.

O envolvimento da comunidade no desenvolvimento dos projetos do MCMV é visto como um pilar fundamental para esse sucesso.

Essa participação popular permite que os futuros moradores consigam participar de forma ativa da construção da sua própria unidade habitacional.

Por fim, parar mais notícias sobre o Minha Casa, Minha Vida, clique aqui.