no , , , ,

Minha Casa, Minha Vida 100% GRATUITO? Entenda a novidade!

Principal programa de habitação do governo federal, Minha Casa, Minha Vida pode ser gratuito para algumas famílias. Confira essa grande novidade!

Minha Casa, Minha Vida 100% GRATUITO?
Minha Casa, Minha Vida 100% GRATUITO?

O Minha Casa, Minha Vida, principal programa de habitação do país criado pelo presidente Lula durante 2009, durante o seu 2° mandato, será gratuito para os beneficiários do BPC e Bolsa Família?

Essa é uma notícia que tem animado bastante as famílias desses programas sociais, que possuem o financiamento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Contudo, antes de sair por aí dizendo que vai ganhar uma casa nova de graça, é importante saber dos detalhes da que estão por trás dessa medida.

Sendo assim, acompanhe a seguir todos os detalhes do Minha Casa, Minha Vida gratuito e em que medida a notícia corresponde à realidade.

Minha Casa, Minha Vida gratuito?

Entre as muitas mudanças que o “Minha Casa, Minha Vida” passou recentemente, tem uma que interessa especialmente os beneficiários do Bolsa Família e do BPC LOAS.

Portanto, caso você seja beneficiário(a) de um desses programas, existe uma possibilidade real de ganhar uma casa totalmente de graça através do programa MCMV.

Contudo, não basta apenas ser beneficiário de um dos programas, é preciso também atender alguns critérios. Vamos conhece-los.

Porém, antes de conhecermos os critérios, é bom deixar claro que o Minha Casa, Minha Vida gratuito vale para contratos novos e já em andamento.

Veja como participar

A primeira coisa a fazer para participar do Minha Casa, Minha Vida e se dirigir a prefeitura da sua cidade de posse dos seguintes documentos:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Cartão do Bolsa Família ou BPC LOAS.

A prefeitura é o órgão responsável por coletar as informações e enviá-las à Caixa Econômica Federal para validação dos dados.

Após a análise dos dados pela Caixa, o banco informa a prefeitura sobre quais famílias que estão regulares para participar do MCMV.

Caso o número de famílias aprovadas seja maior do que o número de casas disponíveis, é feito um sorteio.

Exatamente, um sorteio!

Ou seja, a possibilidade de você ganhar um financiamento gratuito do Minha Casa, Minha Vida está condicionado a demanda do mercado.

Sendo assim, a demanda precisa ser menor que a oferta para que o beneficiário do Bolsa Família ou do BPC ganhem o financiamento gratuito.

Em contrapartida, quem for contemplado vai ser informado pela prefeitura sobre a data para a assinatura do contrato do imóvel, que será de graça.

Critérios

Porém, é fundamental estar ciente de algumascritérios para poder concorrer a gratuidade do MCMV, a saber:

  • A isenção só vale para quem já era beneficiário do Bolsa Família ou do BPC LOAS antes do dia 26 de setembro de 2023.
  • Quem já possui uma casa pelo MCMV, mas não é beneficiário de nenhum dos programas citados, infelizmente, essa novidade não se aplica a você, não pode ser contemplado.
  • A Caixa Econômica Federal tem um prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União, para implementar essa medida. Assim, existe a possibilidade de você ainda ter que pagar algumas parcelas até a regularização da gratuidade.

Uma dica importante é você sempre procurar órgãos oficiais, como a prefeitura da sua cidade ou a Caixa Econômica Federal, antes de dar entrada em qualquer processo dessa natureza.

Isso pode evitar que você seja vítima de informações falsas ou e caiu em golpe.

Por fim, para mais informações sobre programas sociais do governo federal, clique aqui.