no , , , , ,

Mensagem sobre o Bolsa Família PREOCUPA beneficiários. Saiba do que se trata!

Uma mensagem tem pego de surpresa os beneficiários do Bolsa Família nesse mês de setembro e a notícia não é muito boa. Saiba do que se trata e se previna!

Mensagem sobre o Bolsa Familia PREOCUPA beneficiarios
Mensagem sobre o Bolsa Familia PREOCUPA beneficiarios

O Bolsa Família foi criado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o primeiro ano do seu primeiro governo e se tornou o mais importante programa social do Brasil, contudo, alguns beneficiários e beneficiárias do programa passaram a receber uma mensagem que tem causado muita preocupação.

Conforme anunciou Lula a época do lançamento do Bolsa Família, o objetivo do programa é transforma uma realidade social e geracional de pobreza e desigualdade social vigente há séculos no país.

A instituição do governo responsável pelo repasse dos pagamentos do Bolsa Família é a Caixa Econômica Federal.

Os repasses dos valores do Bolsa Família estão condicionados a critérios de renda, saúde e educação dos membros das famílias beneficiárias do programa.

No entanto, o primeiro passo para se receber os pagamentos mensais do Bolsa Família é se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único).

Mas voltando ao nosso tema principal, que é uma mensagem que tem preocupado os beneficiários do Bolsa Família, vamos ver todos os detalhes a seguir.

Aliás, confira também o calendário completo de pagamento do mês de setembro do principal programa social do governo federal.

Mensagem tem preocupado beneficiários(a) do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família é feito através da conta digital do aplicativo Caixa Tem e por lá que esta mensagem chegou aos beneficiários.

A mensagem diz sobre a suspensão do benefício por conta de alguma irregularidade, geralmente por falta de atualização cadastral.

Isso porque, o cadastro precisa ser atualizado, no máximo, a cada dois anos.

Portanto, quem recebeu a tal mensagem precisa resolver a situação o mais rápido possível para não correr o risco de ter o Bolsa Família suspenso.

O local onde é feita a atualização dos dados do CadÚnico é na sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da sua região.

Além do prazo máximo de 2 anos para a atualização do CadÚnico, também é preciso atualizar o cadastro todas as vezes em que houver uma mudança na família, como a morte ou nascimento de algum membro ou uma nova fonte de renda familiar, por exemplo.

Calendário de pagamento de setembro

As parcelas do Bolsa Família pagas pela Caixa Econômica Federal nos últimos dez dias do mês e em setembro não será diferente.

Além disso, o calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Em setembro, os depósitos acontecem nas seguintes datas:

  • Final do NIS 1: 18 de setembro;
  • Final do NIS 2: 19 de setembro;
  • Final do NIS 3: 20 de setembro;
  • Final do NIS 4: 21 de setembro;
  • Final do NIS 5: 22 de setembro;
  • Final do NIS 6: 25 de setembro;
  • Final do NIS 7: 26 de setembro;
  • Final do NIS 8: 27 de setembro;
  • Final do NIS 9: 28 de setembro;
  • Final do NIS 0: 29 de setembro.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.