no , , , ,

Lula confirma AUMENTO SALARIAL de 9%

O presidente Lula anunciou que os trabalhadores/trabalhadoras terão um aumento salarial real de 9%. Confira os detalhes dessa excelente notícia!

Lula confirma AUMENTO SALARIAL de 9%
Lula confirma AUMENTO SALARIAL de 9%

O aumento salarial é sempre um momento muito aguardado por todos os trabalhadores/trabalhadoras e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de anunciar um reajuste de 9% nos vencimentos da classe trabalhadora.

Todos sabemos que a inflação desvaloriza o nosso dinheiro, portanto, um aumento salarial se faz necessário ao menos 1 vez ao ano.

Porém, esse ano de 2023 teve uma peculiaridade e tivemos 2 aumentos no salário mínimo.

O primeiro aumento foi no dia 1° de janeiro, quando o valor passou para R$ 1.302 e o segundo aumento, no dia 1° de maio, quando o valor passou para R$ 1.320.

O segundo aumento foi uma determinação do presidente Lula, que achou pequeno o reajuste dado pelo governo anterior, do então presidente fujão e imbrochável, Jair Bolsonaro (PL).

E, como o presidente Lula acaba de anunciar mais um aumento salarial de 9% para os trabalhadores(a), vamos conferir a seguir todos os detalhes desse novo aumento.

Perdas inflacionárias

Um dos maiores desafios dos governos mundiais atualmente é reduzir o impacto da inflação nas perdas salarias dos trabalhadores(a). Obviamente que uma das medidas mais simples para isso, é recompor a perda salarial através do aumento do salário.

No caso do Brasil, a média da inflação utilizadas como base para conceder o aumento salarial é o INPC (Índica Nacional de Preços ao Consumidor).

Quando as médias ultrapassam as estabelecidas para aquele ano, significa que o salário e o poder de compra das pessoas diminuíram.

Nesse sentido, é papel do governo agir para recompor essa perda através do aumento salarial dos trabalhadores.

Até porque, se o trabalhador passa a ganhar menos, produtos e serviços passam a ter menos consumos, o que causa um ciclo de insegurança econômica para todos(a).

Portanto, ao reconhecer essa necessidade, o presidente Lula acaba de anunciar mais um aumento salarial.

Veja todos os detalhes a seguir

Lula confirma aumento salarial

Como dissemos anteriormente, o presidente Lula anunciou mais um aumento salarial em 2023.

A decisão tem validade imediata e já foi publicada no Diário Oficial da União e vai beneficiar diretamente aos funcionários públicos federais.

A categoria estava há 7 anos sem um aumento salarial.

Esse reajuste para a categoria era uma promessa de campanha do presidente.

Lula enviou ao Congresso Nacional ainda no mês de maio uma Medida Provisória (MP) na qual autorizou o aumento salarial dos servidores federais.

O que houve foi que agora a MP teve aprovação do Congresso e enfim, se tornou lei.

No entanto, a aprovação desse aumento foi resultado de muitas e intensas negociações entre a Mesa de Negociação Permanente, um instrumento de diálogo entre servidores e governo.

Além do reajuste, o acordo prevê aumento de 43% no auxílio-alimentação dos servidores, que passa a ser de 658 reais mensais.

Por fim, para mais notícias sobre ações do governo Lula, clique aqui.