no , , , , , ,

IPVA tem ISENÇÃO para alguns modelos de veículos. Confira quais são!

Proprietários de veículos precisam pagar o imposto anual do IPVA, mas alguns modelos estão com isenção total do tributo. Veja quais são!

IPVA tem ISENCAO para alguns modelos de veiculos.
IPVA tem ISENCAO para alguns modelos de veiculos.

O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) é o imposto obrigatória que deve ser pago anualmente por toda pessoa proprietária de veículo automotor, porém, o governo estadual anunciou que alguns modelos de estão com isenção total, ou seja, 100% de desconto no pagamento do tributo.

A isenção está sendo concedida por um governo estadual, porque o IPVA é um imposto estadual.

Sendo assim, a seguir vamos dar todos os detalhes sobre essa isenção do IPVA para alguns modelos de veículos, além, é claro, do estado que está concedendo a cobrança do tributo.

Governo oferece isenção total do IPVA

A questão ambiental é um dos temas mais urgentes do mundo atualmente e consequentemente, nós, brasileiros e brasileiras, não poderíamos nos abster dessa discussão.  

E é justamente por isso, que o governo do estado de São Paulo lançou um Projeto de Lei (PL) para incentivar o uso de carros com zero emissão.

A Alesp (Assembleia Legislativa de SP) aprovou no dia 23 de agosto o PL 308, que parte do IPVA fique isento para alguns modelos de veículos.

O projeto tem coautoria dos deputados Ricardo França (Podemos) e Donato (PT).

De acordo com o proposto na PL 308, a parte do IPVA que cabe ao governo do estado de SP, terá isenção total.

Com a aprovação do projeto pela Alesp, ele agora segue para a sansão do governo do estado, Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Os veículos que serão contemplados com isenção total do IPVA, são os modelos elétricos e de hidrogênio.

Muitas pessoas não sabem, mas a montadora japonesa Toyota, atualmente desenvolve um carro movido a hidrogênio a partir do etanol. O desenvolvimento do modelo conta uma participação do governo do paulista.

Veja como fica o cálculo do imposto para os dois tipos de veículos

Segundo a Alesp, o PL propõe a isenção do imposto a partir de créditos que foram dados com relação à parte estadual do IPVA.

De acordo com os dados atuais, o cálculo do IPVA é feito a partir da tabela Fipe, na qual 20% do valor é encaminhado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Enquanto que os 80% que sobram, a divisão é feita entre o governo do estado e os municípios.

E isso implica que os valores que foram para o Fundeb vão servir de incentivo para a venda de veículos com emissão zero.

Mas o projeto de lei não para por ai, pois ele ainda traz outros elementos, como:

  • Depósito direto na conta do cidadão
  • Uso de crédito de forma alternativa, ou
  • Compensação de outros tributos de nível estadual.

Por fim, para mais novidades sobre o universo automobilístico, clique aqui.