no , , , ,

IPVA 2024: veja como consultar e SOLICITAR o DESCONTO

Já é possível consultar o IPVA 2024 e saber quanto você pode ter de desconto. Confira o passo a passo de como solicitar!

IPVA 2024: veja como consultar e SOLICITAR o DESCONTO
IPVA 2024: veja como consultar e SOLICITAR o DESCONTO

Todo início de ano, os proprietários de veículos precisam pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e quem quiser consultar quanto vai pagar em 2024, já pode saber, inclusive, quanto pode ter de desconto.

Como o IPVA é um imposto estadual, cada região determina quanto será cobrado de imposto, assim como quanto será o desconto para quem desejar pagar o tributo em apenas uma parcela.

A saber, o estado do país onde a cobrança do IPVA é mais cara é no Rio Grande do Sul. Portanto, um desconto é mais do quem bem-vindo.

Sendo assim, vamos conferir a seguir como consultar o valor do IPVA 2024 e como solicitar o desconto do tributo.

Imposto pesa no bolso do cidadão/cidadã

A grande maioria dos proprietários(a) de veículos sabem como o IPVA pesa no bolsa, portanto, um desconto em 2024 será extremamente bem-vindo.

Até porque, início de ano é uma época de muitas despesas para a grande maioria dos brasileiros(a) e o IPVA é apenas mais uma delas.

Contudo, é importante destacar que os valores arrecadados com o imposto, são extremamente importantes para o orçamento dos estados e municípios, pois contribui com o pagamento de uma série de serviços públicos.

Portanto, se o cidadão tem um orçamento curto e entende que o IPVA pode pesar, é possível escolher um carro mais barato, visto que o valor o tributo é de acordo com o preço do veículo.

Ou seja, não invente de comprar uma Hilux, se você não tiver dinheiro para bancar os seus impostos.

Contudo, também existe a possibilidade de pagar o IPVA com desconto, o que já é de grande ajuda para quem deseja ter um carro mais robusto e pagar menos imposto.  

Desconto no IPVA de 2024

A possibilidade de um desconto significativo no IPVA 2024, deixou muitos proprietários de veículos do estado de São Paulo bastante animados(a).

Como dissemos anteriormente, o valor do imposto é determinador pelo preço de venda do veículo.

Entretanto, o valor varia de acordo com as alíquotas de cada estado. Ou seja, dois veículos do mesmo valor, podem pagar valores diferentes se estiverem em regiões distintas.

Mas, em São Paulo existe o programa Nota Fiscal Paulista, que é uma excelente forma de garantir um bom desconto no IPVA.

Para participar é muito fácil, basta fazer o cadastro no site e colocar o seu CPF na nota fiscal em toda compra que você fizer.

Dessa forma é possível acumular créditos que podem ser usados para pagar de forma parcial ou integral o IPVA do seu veículo.

Além disso, veículos com fabricação anteriores a 2009, tem direito a isenção total do tributo. Ou seja, você pode comprar uma Hilux desse período e ficar despreocupado(a) com o alto valor do seu imposto.

Por fim, para mais notícias sobre o pagamento de impostos, clique aqui.