no , , , , , ,

INSS vai fazer uma REVISÃO no valor dos benefícios? Vou receber menos?

Existe mesmo a possibilidade de o INSS fazer uma revisão no valor de aposentadorias e pensões? Entenda os impactos para os segurados de uma possível revisão pela autarquia.

INSS vai fazer uma REVISAO no valor dos BENEFICIOS?
INSS vai fazer uma REVISAO no valor dos BENEFICIOS?

Atualmente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui cerca de 40 milhões de segurados, entre aposentados(a), pensionistas e outros, dos quais, muitos dependem exclusivamente do valor dos repasses feitos pela autarquia, que segundo alguns, pode passar por uma revisão.

E como não poderia deixar de ser, essa questão está deixando todas essas milhões de pessoas aflitas, como medo de sofrerem uma redução no valor das suas aposentadorias e pensões.

Portanto, vamos conferir a seguir o que o INSS disse sobre essa possível revisão no valor dos benefícios dos seus segurados.

A importância dos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social

Como dissemos acima, dezenas de milhões de aposentados e pensionistas vivem apenas dos valores repassados pelo INSS.

Inclusive, muitas famílias brasileiras são sustentadas por segurados do INSS, ou seja, uma revisão para menos no valor dos benefícios, seria um verdadeiro desastre.

Dentro desse cenário, alguns outros problemas se apresentam como, por exemplo, a burocracia envolvida para a concessão dos benefícios e alta demanda de solicitações.

A demora na concessão ou revisão dos pagamentos ocasiona um verdadeiro transtorno, causando impactos diretamente na qualidade de vida dos aposentados e de seus familiares. Visto que, causa uma situação de extrema dificuldade financeira.

Ou seja, é vital para os segurados do INSS que todo o processo que envolve os benefícios pagos pela autarquia, inclusive nos casos de revisão dos valores, seja feito de forma rápida e eficiente.

Portanto, é meio obvio que o sistema de concessão e revisão precisa de um aprimoramento urgente.

INSS vai fazer uma revisão no valor dos benefícios?

Após essa explanação sobre a importância dos repasses dos benefícios do INSS para o equilíbrio financeira de milhões de famílias brasileiras, é hora de sabermos se realmente a autarquia fará uma revisão, para menos, desses valores.

Essa foi uma possibilidade que começou a ser ventilada entre os segurados do INSS durante os últimos meses.

Sem contar que, além de uma redução no valor mensal do benefício, ainda implicaria em uma redução no valor do 13° salário.

Contudo, a história não é bem assim, pois esse reajuste viria através do processo de Revisão da Vida Toda. Tal processo pode na verdade, provocar uma revisão para mais no valor dos benefícios pagos pelo ISS.

O processo de Revisão, que estava parado, sob pedido de vistas no STF (Supremo Tribunal Federal), retomou sua votação no dia 24 de novembro.

Na sessão de retorno da ação, o recém nomeado ministro Cristiano Zanin e o atual presidente do Supremo, Roberto Barroso, defenderam que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve voltar a julgar o caso.

Durante uma votação anterior do caso, o STJ decidiu que as contribuições anteriores ao Plano Real deveriam entrar para o cálculo de aposentadoria.

É possível solicitar a Revisão em até 10 anos, por segurados que se aposentaram entre 1999 e 2019.

Contudo, caso tenha interesse em entrar com um pedido de revisão do seu benefício, o primeiro passo é consultar um especialista em previdência.

Por fim, para mais notícias sobre seus direitos, clique aqui.