no , , , , , ,

INSS vai ANTECIPAR 13° salário em dezembro? Confira como ficou!

Entenda como está a situação atual do 13° salário dos segurados do INSS e se governo vai antecipar pagamento do abono esse mês.

INSS vai ANTECIPAR 13° salario em dezembro?
INSS vai ANTECIPAR 13° salario em dezembro?

Tanto trabalhadores, como aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam ansiosos e ansiosas todos os anos o pagamento do 13° salário e a possibilidade de antecipar o abono deixa todo esse grupo de brasileiros(a) bastante animados, de certa forma.

Entretanto, algumas pessoas desse grupo não podem esperar uma antecipação do abono nesse mês de dezembro.

Sendo assim, vamos conferir a seguir para quem o INSS vai antecipar o pagamento do 13° salário nesse mês de dezembro.

Abono dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social

Primeiramente, é preciso entender porque o Instituto Nacional do Seguro Social passou a antecipar o 13° salário dos segurados.

A razão do INSS passar a antecipar o 13 salário dos seus segurados foi a pandemia da Covid-19.

Em meio à crise sanitária e econômica que o país viveu naquele período, o abono passou a ser antecipado para que as famílias pudessem ter acesso aos recursos e assim, amenizar pelo menos um pouco a situação.

Entretanto, após o fim da pandemia, os segurados do INSS ficaram em dúvida se autarquia continuaria a antecipar o pagamento do 13°.

Pois bem, o INSS antecipou!

INSS vai antecipar 13º salário dos seus segurados?

A verdade é que o INSS já antecipou o pagamento do 13° salário dos seus segurados, ou seja, o governo decidiu, pelo menos em 2023, manter a antecipação do pagamento do abono.

Nesse cenário de novamente antecipar o 13°, o INSS começou a pagar a primeira parcela do abono entre maio e junho e a segunda foi paga entre junho e julho.

Ou seja, os segurados do INSS não têm mais o que receber do abono nesse mês de dezembro, pois já receberam no meio do ano.

E o 14º salário, vai mesmo ter?

É antiga essa reivindicação do pagamento de uma 14° salário aos segurados do INSS, mais ou menos com um o PIS/Pasep do trabalhador ativo.

O debate sobre a questão se fortaleceu ainda mais durante a pandemia da Covid-19, que ganhou até um projeto de lei, o PL 4367/2020. Contudo, a proposta não andou e acabou engavetada.

Ou seja, pelos menos a princípio, não há nenhum indício de que o governo federal vá levar a frente a ideia do 14° do INSS.

Agora, fica a dúvida se em 2024 o governo federal vai novamente antecipar o pagamento do 13° dos segurados do INSS.

Já em relação aos trabalhadores ativos, esses recebem seu 13° no mês de dezembro.

Por fim, para mais notícias sobre o pagamento do 13° salário, clique aqui.