no , , , , ,

INSS suspendeu CRITÉRIO para concessão de BENEFÍCIO. Confira!

Um dos principais critérios usados pelo INSS para a concessão de auxílios temporários foi suspenso pela autarquia. Veja como você pode se beneficiar.

INSS suspendeu CRITERIO para concessao de BENEFICIO
INSS suspendeu CRITERIO para concessao de BENEFICIO

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento das aposentadorias, pesões e mais uma série de auxílios para cerca de 30 milhões de brasileiros e brasileiras e um dos critérios que a autarquia usa para a concessão dos auxílios temporários acaba de ser suspensa.

A notícia da suspensão do critério pegou os beneficiários do INSS de surpresa e com toda certeza foi muito bem recebida grupo.

 Entre os benefícios pagos pelo INSS aos seus segurados, além de aposentadorias e pensões estão:

  • Auxílio Doença
  • Auxílio Reclusão
  • Auxílio Acidente
  • Salário Maternidade
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Entre outros

A origem dos recursos do INSS é a contribuição dos trabalhadores que são contribuintes da Previdência Social, que mensalmente pagam sua contribuição à autarquia.

Através dessas contribuições, os trabalhadores passam a ter todos os direitos de um segurado do INSS, os quais mencionamos anteriormente.

Mas a boa notícia foi que recentemente o INSS divulgou que suspendeu um dos critérios que a autarquia usa para conceder alguns auxílios.

Então, veremos a seguir todos os detalhes dessa novidade e de como ela pode ser benéfica para você, que precisa dar entrada no seu auxílio.

INSS suspende critério para concessão de auxílio

A publicação de uma nova portaria do INSS com o intuito de reduzir as filas para a concessão dos benefícios temporários, como o auxílio-doença, foi comemorada pelos segurados do instituto que esperam há meses pela liberação do seu benefício.

Com a nova publicação, os segurados não precisaram mais passar pela perícia médica para ter direito de receber o benefício.

Portanto, com o fim do critério de submissão a perícia médica presencial, o segurado do INSS precisa apresentar apenas a documentação medica ou o Atestmed, como foi denominado.

Dessa forma, basta apenas que o segurado(a) apresente toda a documentação médica que comprove sua incapacidade temporária.

Entretanto, a suspensão do critério pelo INSS, levou a mudanças em outras exigências para concessão do benefício.

Assim, o segurado deve cumprir as seguintes normas:

  • Estar incapacitado para o trabalho.
  • Ter carência de pelo menos 12 contribuições;
  • Estar na qualidade de segurado.

Quem precisar dar entrada no auxílio doença, pode fazer a solicitação através do aplicativo ou do site oficial do Meu INSS.

Outro critério que o INSS exige para conceder qualquer auxílio temporário é um atestado médico de no máximo 180 dias.

De qualquer forma, não são os atestados por si só que determinam a concessão ou não do benefício.

Entretanto, caso sua solicitação feito pelo aplicativo não seja aceita, você será encaminhado para realização da perícia médica presencial.

Acompanhe o processo de concessão do auxílio-doença

Ademais, todo o processo de solicitação, quanto o de concessão do auxilio doença, podem ser feitos através do app e do portal do Meu INSS.

Existe ainda a possibilidade do segurado recorrer judicialmente caso a sua solicitação não seja aceita mesmo após a perícia médica presencial

Por fim, para mais notícias sobre o INSS, clique aqui.