no , , , ,

INSS reduz JUROS do empréstimo CONSIGNADO. Aproveite!

Redução da taxa Selic pelo Banco Central para 12,75% impactou diretamente nos juros cobrados pelo empréstimo consignado do INSS. Veja como ficou!

INSS reduz JUROS do emprestimo CONSIGNADO. Aproveite!
INSS reduz JUROS do emprestimo CONSIGNADO. Aproveite!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu recentemente uma excelente notícia para os aposentados, pensionistas e demais segurados da autarquia, a respeito da redução na taxa de juros para o empréstimo consignado, que é a principal modalidade de linha de crédito utilizada pelos segurados do Instituto.

A decisão sobre a redução da taxa de juros foi anunciada pelo Banco Central, no dia 20 de setembro. Com a redução, a atual taxa de juros da Selic é de 12,75% ao ano.

Mas calma, essa não é a taxa de juros do consignado do INSS.

Enquanto a redução da taxa Selic foi anunciada em setembro, a redução dos juros do empréstimo consignado do INSS só anunciada pelo Governo Federal no dia 23 de outubro.

A decisão é válida para todos os bancos que oferecem o consignado aos segurados do INSS.

Regras do empréstimo consignado do INSS

A principal característica do empréstimo consignado é descontar as parcelas da dívida direto na folha de pagamento do segurado.

Uma outra característica é que forma geral, o seu juros são mais baixos do que os das outras modalidades de empréstimo, diante da garantia do seu pagamento.

Assim como todo tipo de investimento, fazer um empréstimo consignado necessita de um planejamento e de conhecimento dos encargos e taxa de juros.

De acordo com as regras estabelecidas para o empréstimo consignado do INSS, os segurados podem comprometer no máximo 45% do seu orçamento.

Desse total, 35% são destinados ao empréstimo propriamente dito, outros 5% são reservados para o uso do cartão de crédito e os 5% restantes vão para o cartão vinculado ao benefício do INSS.

Além disso, o parcelamento do consignado para quem é segurado do INSS pode ser feito em até 84 meses.

Quem quiser acompanhar o valor da taxa de juros do consignado em tempo real, pode fazer site ou aplicativo do Meu INSS.

Como solicitar?

Para solicitar o empréstimo consignado do INSS é muito simples, basta seguir as orientações a seguir.

Aliás, todo processo pode ser feito diretamente pela internet através do site ou aplicativo do MEU INSS, o mesmo que mencionamos anteriormente:

  • Primeiramente, faça login no “Meu INSS” com seus dados do Gov.br.
  • Em seguida, vá para a seção “Novo Pedido”.
  • Depois selecione a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” e clique em “Desbloquear”.
  • Leia com cuidado o regulamento da linha de crédito e em seguida clique em “Avançar”.
  • Você vai precisar enviar os documentos específicos exigidos para concluir o processo.

Após realizar todos esses procedimentos, o INSS dá um prazo de 30 dias corridos para análise do pedido.

Qual é o novo limite da taxa de juros?

Com relação a nova taxa de juros do consignado do INSS, sua porcentagem sofreu um reajuste que diminuiu de 1,97% para 1,84% ao mês.

Como dissemos anteriormente, essa redução só foi possível por conta da decisão do Banco Central de diminuir a taxa Selic para 12,75% ao ano.

Sendo assim, todos os bancos e instituições financeiras tiveram que aderir a essa nova regulamentação desde o dia 23 de outubro,

Ademais, é importante avaliar a real necessidade de fazer o empréstimo e comprometer o orçamento mensal antes de fechar qualquer tipo de contrato.

Outro ponto importante é fazer a leitura completa do regulamento do empréstimo consignado antes de fechar o contrato. O regulamento está disponível no app e no site do “Meu INSS”.

Dessa forma você pode entender com mais detalhes todas as condições e fatores importantes a considerar antes de adquirir o crédito.

Por fim, para mais notícias sobre linhas de crédito, clique aqui.