no , ,

INSS: Novidade Para Facilitar As Perícias e Benefícios em 2023

INSS irá utilizar o WhatsApp para comunicar-se com seus segurados.

últimas atualizações de perícias e benefícios
últimas atualizações de perícias e benefícios

Na segunda-feira (17), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), anunciou que a pasta em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a utilizar o WhatsApp para informar os segurados sobre serviços oferecidos pelo órgão, como agendamento de perícias e andamento de pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios.

Durante uma reunião com gestores do INSS em Fortaleza (CE), Lupi destacou que atualmente há mais celulares do que pessoas e que a comunicação por meio de mensagens é cada vez mais utilizada. Portanto, o uso do aplicativo de mensagens deve melhorar significativamente a comunicação entre o INSS e os segurados.

Acordo de compartilhamento de dados

Segundo Lupi, o aplicativo ficará em teste por um mês e o governo fará convênios com outros ministérios. Sobretudo, como Saúde, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, para compartilhamento de dados das bases cadastrais de cada secretaria, como o Cadastro Único (CadÚnico). .

Também será feito um acordo com a Marinha para questões como o seguro de defeso do pescador artesanal. No entanto, não está claro quando a fase piloto do serviço começará ou mesmo quem terá acesso à funcionalidade primeiro.

Recursos externos da plataforma

Ainda não está claro se apenas o INSS e o Ministério da Previdência terão permissão para entrar em contato com o público. Ou então, se os usuários também poderão entrar em contato com o WhatsApp do órgão para obter informações.

A pasta está atualmente discutindo os detalhes do novo serviço. Fontes dentro do ministério afirmam que os recursos da plataforma estão sendo avaliados para garantir a segurança dos beneficiários ao utilizar a ferramenta.

App Meu INSS

Enquanto aguardam o lançamento da nova funcionalidade, os segurados podem acessar uma variedade de serviços do INSS através do site ou do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

O Meu INSS oferece diversos serviços, incluindo atualização de informações pessoais como endereço e telefone, acompanhamento de solicitações, simulação de aposentadoria, envio de documentos e solicitação de pagamento de benefícios não recebidos.