no , , , , , ,

INSS muda REGRAS para quem nasceu entre 1970 e 1978. Veja o que MUDOU!

Entenda como as mudanças nas regras previdenciárias do INSS vão impactar os segurados da autarquia que nasceram entre 1970 e 1978.

INSS muda REGRAS para quem nasceu entre 1970 e 1978
INSS muda REGRAS para quem nasceu entre 1970 e 1978

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou algumas regras importantes sobre o fator previdenciário que vão impactar diretamente os segurados da autarquia que nasceram entre os anos de 1970 e 1978

Ou seja, vai impactar diretamente na aposentadoria dos trabalhadores que por anos, contribuíram mensalmente com a Previdência Social.

Portanto, se você é segurado/segurada do INSS e quer ficar por dentro das mudanças nas regras da aposentadoria e como elas podem impactar no seu benefício, leia o texto a seguir.

Mudança nas regras do INSS

Entre as muitas mudanças pelas quais algumas regras de aposentadoria do INSS passaram, uma delas diz respeito especificamente a dos segurados(a) que nasceram entre 1970 e 1978.

A principal mudança tem a ver com o tempo de contribuição e com idade mínima para a aposentadoria.

Antes da mudança, existia uma maior flexibilização para o segurado que queria se aposentar mais cedo, sendo permitido levar em consideração apenas o tempo de contribuição.

Com a mudança, o fator da idade mínima também passou a ser determinante para a concessão do benefício.

Outra mudança foi a alteração no cálculo da aposentadoria. Anteriormente, ele levava em consideração os 80% maiores salários de contribuição e descartava os 20% menores.

Porém, o novo cálculo, o INSS passou a considerar 100% das contribuições.

Obviamente que esse formato vai reduzir o valor da aposentadoria de milhões de trabalhadores.

Em contrapartida, as mudanças que também ocorreram no fato previdenciário podem ser benéficas em algumas situações.

Anteriormente, o fator previdenciário era aplicado automaticamente. Contudo, agora ele passou a ser opcional, o que pode ser vantajoso em determinados casos.

Ou seja, é essencial que o trabalhador esteja sempre atento as informações sobre seus direitos, pois só assim será possível exercê-los de forma plena.

Vamos conferir a seguir mais algumas mudanças nas regras da aposentadoria do INSS para que nasceu em 1970 e 1978.

Mudanças impactantes na aposentadoria

Se engana quem pensa que as mudanças nas regras da aposentadoria do INSS pararam nas que descrevemos acima, que foram:

  • Idade mínima
  • Cálculo do valor do benefício
  • Fator previdenciário

Justamente por isso, por conta das constantes mudanças pelas quais as regras do INSS têm passado, é importante que os segurados/seguradas da autarquia estão sempre atentos as informações do órgão.

A informação é a principal “arma” que você pode usar para garantir um futuro mais estável para você e toda a sua família.

Por fim, para mais notícias sobre aposentadorias e regras do INSS, clique aqui.