no , , , ,

INSS libera R$ 1,21 bilhão em benefícios antecipados para vítimas de chuvas no Sul do Brasil

INSS antecipa pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais para vítimas de chuvas no Sul do país

INSS atua em situação de emergência no Sul do Brasil
INSS atua em situação de emergência no Sul do Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), juntamente com o Ministério da Previdência Social, tomou a decisão de antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais para os cidadãos residentes em áreas afetadas pelas recentes chuvas intensas no sul do Brasil. De acordo com o governo, serão liberados R$ 1,21 bilhão para auxiliar nas necessidades básicas dos moradores dessas regiões.

No total, 79 municípios serão beneficiados com essa antecipação, representando um grande passo na assistência a 706.619 indivíduos que moram nesses lugares. Essa medida tem como objetivo minimizar os custos enfrentados por esses cidadãos em tão tempos difíceis.

O que representa essa antecipação do INSS?

A decisão de antecipar esses benefícios resulta em um alívio financeiro imediato para as vítimas desses desastres. É importante deixar claro que esses indivíduos receberão salários extras, que são divididos em 36 vezes sem juros e correção monetária, começando a partir do terceiro mês após a opção. Assim que a opção pelo benefício extra é realizada, o INSS realiza uma análise no prazo de 5 dias úteis e em muitos casos, o valor é liberado imediatamente quando há disponibilidade financeira.

Quais são os principais aspectos desta medida emergencial?

Além do pagamento antecipado para todos os benefícios previdenciários e assistenciais, a iniciativa também contempla o pagamento de benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial durante o período de calamidade pública (180 dias). Haverá também um atendimento prioritário na análise dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais para os moradores dos municípios afetados.

Quais municípios foram afetados e serão beneficiados pela iniciativa?

Entre os municípios beneficiados com esta medida estão: Caxias do Sul, Coqueiros do Sul, Cachoeira do Sul, Palmeiras das Missões, Boa Vista das Missões, Passo Fundo, Getúlio Vargas, Santo Expedito do Sul, Santa Maria, Ibiraiaras, Bento Gonçalves, e Vacaria, entre outros.

Para mais informações, fique de olho nas redes sociais oficiais do INSS e mantenha-se bem informado sobre as próximas medidas a serem tomadas pelo governo para ajudar as vítimas dos recentes desastres climáticos.