no , , , , , ,

INSS emite comunicado sobre CORTES de benefícios. ATENÇÃO!

Segurados do INSS estão de sobreaviso por conta dos cortes de benefícios que a autarquia anunciou recentemente. Veja se você pode estar na lista!

INSS emite comunicado sobre CORTES de beneficios
INSS emite comunicado sobre CORTES de beneficios

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é responsável pelo pagamento de uma série de benefícios previdenciário e sociais de aproximadamente 39 milhões de brasileiros e brasileiras, contudo, a autarquia anunciou recentemente que iria promover uma série de cortes nos benefícios de vários desses segurados.

A origem dos recursos do INSS é a contribuição dos trabalhadores que são contribuintes da Previdência Social, que mensalmente pagam sua contribuição a autarquia.

Dessa forma, esses trabalhadores passam a poder usufruir de todos os direitos de segurado do INSS, como aposentadorias, pensões e uma série de auxílios. No entanto, existem regras que o segurado deve cumprir para pode exercer o seu direito a tais benefícios.

Inclusive, deixar de cumprir algumas das suas regras pode levar, inclusive, a cortes do benefício pelo INSS.

E sobre isso, o INSS anunciou recentemente que vai promover cortes no benefício de alguns dos seus segurados.

Sobre isso, vamos conferir todos os detalhes a seguir, inclusive se você pode estar entre os que podem perder o benefício.

INSS faz cortes de benefícios. Entenda!

Os cortes de benefícios do INSS têm relação direta com o pente-fino na Instituição que o governo federal está promovendo. O objetivo é identificar fraudes no pagamento desses benefícios.

O assunto é referente ao pente-fino que o INSS vai passar. A motivação do governo para essa atitude é consertar as situações de fraudes que geralmente ocorrem na concessão dos benefícios.

De acordo com o governo, a expectativa com o pente-fino é economizar aproximadamente R$ 20 bilhões em pagamentos irregulares de benefícios previdenciários e sociais feitos pelo INSS.

Um dos motivos que levou o governo a fazer esse pente-fino no INSS, foram os inúmeros indícios de irregularidades no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O BPC é um benefício social pago a pessoas de baixa renda a partir de 65 anos ou que possuem algum tipo de deficiência, mas nunca contribuíram para o INSS.

Ou seja, o BPC é um benefício de caráter assistencial, diferente de uma aposentadoria, que é um benefício previdenciário.

A medida tem relação direta com o pente-fino que o governo também está promovendo no Bolsa Família.

Como evitar o corte

Em primeiro lugar, para evitar os cortes, é preciso estar dentro dos critérios que o INSS exige para conceder os benefícios.

No entanto, mesmo atendo aos critérios, o segurado precisa, necessariamente, sob o risco de perder o benefício, atualizar o seu cadastro junto a instituição no máximo a cada 2 anos.

Outra dica é estar atento/atenta as convocações do INSS. Não falte, não se atrase e cumpra os prazos.

Além disso, ainda existe a realização da prova de vida, que feita anualmente.

No caso das famílias que recebem o Auxílio-reclusão, é preciso fazer o cadastramento da Declaração de Cárcere.

Caso você cumpra todas as exigências e mesmo assim ainda receba o aviso de corte do seu benefício, você vai precisar a orientação de um advogado especialista em previdência.

Para quem ainda quiser solicitar o benefício, é possível fazer isso através do portal Meu INSS.

Por fim, para mais notícias sobre cortes nos benefícios do INSS, clique aqui.