no ,

Furação Idalia arrasa EUA e Brasil acende ALERTA!

Com a passagem do furação Idália pelo EUA e toda a destruição que ele causou, brasileiros estão preocupados com as possíveis consequências do fenômeno aqui no Brasil. Entenda os riscos!

Furacao Idalia arrasa EUA e Brasil acende ALERTA!
Furacao Idalia arrasa EUA e Brasil acende ALERTA!

O mais recente fenômeno climático a assolar os Estados Unido (EUA) foi o furação Idalia, que passo pela Florida no dia 30 de agosto, perdeu força e virou tempestade tropical no dia seguinte.

Todavia, a destruição provocada pelo Idalia não passou despercebida, pois por onde passou, o furação destruiu casas e causou inundações.

Mas se engana quem acha que o Brasil está isento desse tipo de fenômeno climático.

Apesar de não termos um histórico de sofrermos com furações, só nesse ano de 2023, o Brasil enfrentou 2 cliclones. Enquanto isso, outros países do mundo sofrem com tsunamis, furações, tufões e incêndios.

Alguns países da Europa e o Canada sofrem atualmente com os maiores incêndios florestais de toda a história.  

A Grécia enfrenta um incêndio de proporções homéricas, que até o momento já queimaram uma área referente a 75 mil estádios de futebol.

Mas, voltando ao furação Idalia, vamos conhecer a seguir todos os detalhes desse fenômeno que assolou milhões de pessoas na terra do Tio Sam, assim como se o fenômeno oferece algum risco ao Brasil.

Furacão Idalia passa pelos EUA e causa prejuízo de bilhões de dólares

Um furacão, também conhecido como ciclone tropical ou tufão em diferentes regiões do mundo, é uma tempestade tropical extremamente poderosa que se forma sobre os oceanos tropicais.

A formação de um furacão se dá, a grosso modo, quando há um aumento na temperatura dos oceanos, mais especificamente quando a temperatura da água passa de 26° celsius.

Quando isso acontece, a evaporação resulta na formação do fenômeno, e a intensidade segue uma escala de 1 a 5. Com 1 sendo o furação com menor força e 5 sendo os furações mais poderosos.

Os EUA é o país no mundo que mais sofre com esse tipo de fenômeno, por conta da sua geolocalização. Inclusive, esse não foi o primeiro evento climático que o estado da Florida enfrentou nesse ano de 2023.

Mas, foi de longe o que mais causou estragos, sendo um dos maiores furações que o país enfrentou nos últimos anos.

Após a passagem do furação Idalia pelos EUA deixou mais de 250 mil imóveis sem energia, de acordo com o dados mais recentes.

Mas e o Brasil, nós também temos que nos preocupar com efeitos do furação Idalia?

E o Brasil, deverá ser afetado?

Com relação a possíveis impactos no Brasil da passagem do furação Idalia pelos EUA, não há necessidade de apreensão ou de se esconder em baixo do mesa.

Isso porque, os impactos do Idalia não vão chegar ao Brasil, portanto, vai ficar restrito apenas ao estado da Florida.

Ademais, as demais localidades do país não contarão com o fenômeno.

Por fim, para mais notícias sobre fatos do Brasil e do mundo, clique aqui.