no , , , , , , , ,

Farmácia Popular oferece 40 remédios GRATUITOS. Saiba se você tem DIREITO

Com a volta da Farmácia Popular, 40 remédios gratuitos vão estar a disponíveis para uma parte da população. Saiba tudo sobre essa novidade e se você tem direito.

Farmacia Popular oferece 40 remedios GRATUITOS
Farmacia Popular oferece 40 remedios GRATUITOS

A Farmácia Popular retorna nesse ano de 2023 com toda a força que um programa como esse merece e entre suas principais novidades está uma lista de 40 remédios gratuitos para milhões de brasileiros e brasileiras

Era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o retorna da Farmácia Popular.

O programa havia sido extinto pelo ex presidente genocida Jair Bolsonaro (PL), que como vimos, até com a Farmácia Popular o cara deu fim.

Portanto, essa é uma iniciativa do Governo Lula para tornar mais acessíveis medicamentos essenciais para a população.

Quer saber tudo sobre o Farmácia Popular, inclusive quem tem direito a receber os 40 remédios gratuitos?

Pois vem com a gente!

Volta da Farmácia Popular garante 40 remédios gratuitos

Apesar desses 40 remédios disponibilizados pela Farmácia Popular serem gratuitos, existe um critério passa ter direito a essa gratuidade.

A saber, esse critério é ser beneficiário(a) do Bolsa Família.

Ou seja, basta ser beneficiário do Bolsa Família para ter acesso a uma lista de 40 remédios gratuitos disponíveis nas Farmácias Populares.

A Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Governo Federal, criado em 13 de abril de 2004 pela Lei nº 10.858, durante o Governo Lula 1.

O programa é desenvolvido em parceria com prefeituras municipais do todo o país, com o objetivo de oferecer, através de estabelecimentos próprios ou de farmácias privadas credenciadas, medicamentos de uso comum com descontos de até 90%.

Atualmente, o Programa distribui essa medicações em duas categorias.

Uma categoria é a de medicamentos gratuitos, enquanto a outra é de medicamentos com desconto de 90% em relação ao preço médio das farmácias comerciais.

Entre os remédios que tinham esse desconto de 90%, mas que a partir de agora passarão a ser gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, estão:

  • 4 marcas de anticoncepcionais;
  • 2 tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
  • 3 apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
  • 3 medicações para tratamento da rinite;
  • fraldas geriátricas.
  • 2 medicações para tratamento de osteoporose

Outra novidade importantíssima da Farmácia Popular é que o governo vai facilitar o acesso das populações indígenas ao programa.

Dessa forma, será as comunidades indígenas escolheram um representante para ficar responsável pela aquisição dos medicamentos.

O Farmácia Popular também oferece gratuitamente para todos os cidadãos, 22 medicações para controle:

  • Asma
  • Diabetes
  • Hipertensão

Como funciona o acesso aos medicamentos

Para os beneficiários do Bolsa Família que precisem retirar algum dos remédios gratuitos na Farmácia Popular não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro.

Basta apenas apresentar o documento com foto e a receita médica no caixa da Farmácia Popular ou conveniadas. O seu cadastro já está no banco de dados do programa.

Além disso, algumas medicações contam com regras específicas para retirada, como as fraldas geriátricas, por exemplo.

No caso, é preciso que o paciente tenha mais de 60 anos de idade ou algum tipo de deficiência, assim como apresentar atestado ou laudo médico que comprove a necessidade do uso das fraldas geriátricas.

Dessa forma, a Farmácia Popular, ao disponibilizar medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família, o programa contribui para a ampliação do acesso à saúde.

Por fim, para mais notícias sobre programas sociais do governo Lula, clique aqui.