no , , , , ,

EXCLUÍDOS do Bolsa Família? Veja os MOTIVOS de 3 milhões de cortes do programa!

Governo divulgou o motivo de terem sido excluídos do Bolsa Família, cerca de 3 milhões de beneficiários desde a volta do programa. Saiba os motivos e evite perdeu seu benefício.

EXCLUIDOS do Bolsa Familia? 3 milhoes foram cortados
EXCLUIDOS do Bolsa Familia? 3 milhoes foram cortados

O governo anunciou recentemente que foram excluídos aproximadamente 3 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família desde o início do pente-fino no CadÚnico, no mês de março.

Esse tipo de revisão cadastral em programas e órgãos do governo é normal quando há uma mudança de governo.

Mas nesse caso, a revisão se fez urgente diante dos inúmeros indícios de irregularidades na concessão de milhões de benefícios herdados do Auxílio Brasil.

Diante desses indícios, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) deu início a esse pente-fino, que nada mais é do que uma análise dos dados dos beneficiários do Bolsa Família com objetivo de encontrar irregularidades.

Portanto, até o momento foram excluídos do Bolsa Família cerca de 3 milhões pessoas e os cortes ainda não acabaram.

Sendo assim, caso queira saber quais os motivos que levaram a exclusão do Bolsa Família e evitar ser um dos excluídos, é só ler o texto a seguir.

Excluídos do Bolsa Família? Saiba os motivos!

Como mencionamos anteriormente, desde o início do pente-fino do Bolsa Família já foram excluídos do programa cerca de 2,9 milhões de beneficiários que estavam irregulares.

Mas, apesar da quantidade de benefícios excluídos, o MDS acredita que muitas famílias ainda recebem o benefício de forma irregular.

A principal suspeita é sobre os benefícios pagos as famílias unipessoais. O governo já entendeu que muitas pessoas que não moram só, se registraram como quem mora sozinho.

Isso implica que uma mesma casa receba mais de um Bolsa Família. O que é irregular.

Durante o processo de transição de governo, a atual gestão constatou o aumento desproporcional no número de concessões do Bolsa Família para os beneficiários unipessoais

Além disso, esse aumento se deu justamente no segundo semestre de 2022. durante o período da campanha eleitoral para presidente do Brasil.

Ou seja, além das irregularidades na concessão de milhões de benefícios, ainda há indícios de uso político do programa por parte do então presidente derrota e atualmente inelegível, Jair Bolsonaro (PL).

Agora, confira abaixo quais são os critérios que o governo exige para que o cidadão tenha direito a receber o Bolsa Família. Caso você atenda esses critérios, você não corre o risco de perder o benefício.

  • Ter uma renda mensal de R$ 218 por membro;
  • Mentiram ou omitiram informações no CadÚnico;
  • Em seguida, famílias com adolescentes ou crianças que não estão frequentando a escola ou têm muitas faltas;
  • Gestantes que não tiverem realizado o pré-natal.

Calendário de pagamento de outubro

As parcelas mensais do Bolsa Família costumam a ser pagas nos últimos dez dias e em outubro não será diferente.

Ademais, o calendário de pagamentos do benefício segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Aliás, em outubro o governo também vai pagar o auxílio-gás:

  • NIS final 1: 18 de outubro;
  • NIS final 2: 19 de outubro;
  • NIS final 3: 20 de outubro;
  • NIS final 4: 23 de outubro;
  • NIS final 5: 24 de outubro;
  • NIS final 6: 25 de outubro;
  • NIS final 7: 26 de outubro;
  • NIS final 8: 27 de outubro;
  • NIS final 9: 30 de outubro;
  • NIS final 0: 31 de outubro

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.