no , , , ,

EXCELENTE notícia para quem declarou Imposto de Renda. Altos valores podem estar disponíveis!

Quem declarou o imposto de renda e ainda tem valores à receber, deve ficar atento, pois a Receita Federal liberou o penúltimo lote da restituição de 2023. Confira cronograma completo!

EXCELENTE noticia para quem declarou Imposto de Renda
EXCELENTE noticia para quem declarou Imposto de Renda

Todos os cidadãos e cidadãos que receberam em 2022 até R$ 1.903,98 por mês precisaram declarar o Imposto de Renda à Receita Federal e algumas dessas pessoas tem direito a receber uma restituição dos impostos pagos ao longo do ano e nesse sentido, uma excelente notícia acaba ser anunciada.

A Receita Federal (RF) já liberou o pagamento do 4° e penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda 2023, portanto, milhões de trabalhadores e trabalhadores já estão com essa grana na conta.

A parcela foi paga no dia 31 de agosto. Assim, resta apenas a 5° e última parcela da restituição do Imposto de Renda 2023.

Os 4° e 5° lotes são destinados aos contribuintes não prioritários. Esses, foram contemplados nos 3 primeiros lotes da restituição.

Cabe destacar, que o valor que cada trabalhador tem a receber é diferente, visto que possuem algumas variantes que determinam a quantia.

Sendo assim, a seguir vamos conhecer todos os detalhes da notícia sobre o pagamento do 4° lote da restituição do Imposto de Renda feito pela Receita Federal

Receita Federal da excelente notícia para trabalhadores sobre imposto de renda

Declarar o imposto de renda ainda é motivo de muita dor de cabeça e apreensão para muitas pessoas e por uma série de motivos, como por exemplo, o que e quais valores declarar e se terá ou não direito a receber alguma restituição. Visto que nem todos tem direito a receber esse cashback da União.

Além disso, a restituição não é ofertada de forma “automática”.

É necessário que o trabalhador apresente uma série de documentos, notas fiscais, comprovantes de pagamentos, entre outros, para garantir a restituição da Receita Federal.

Para realizar o cálculo de quanto o trabalhador tem a receber de restituição, é preciso comprovar quais foram seus gastos com:

  • Saúde;
  • Despesas gerais;
  • Manutenção de equipamentos de trabalho;
  • Entre coisas do tipo.

Outro ponto importante é que a restituição também leva em conta todos os gastos com os dependentes, ou seja, aqueles que dependem financeiramente de quem está declarando o imposto.

Afinal, quem recebe o último lote?

Como dissemos no começo da notícia, nesse ano, a Receita Federal escolheu fazer a restituição a partir de uma lista de prioridade.

Assim, os 3 primeiros lotes foram destinados aos contribuintes prioritários, porém, cada lote com suas próprias especificidades.

Nesse 4° lote recebe quem:

  • Não estende nenhum critério de prioridade;
  • Enviaram a declaração com algum erro, mas já solucionaram o programa;
  • Caíram na malha-fina, mas já se regularizaram.

Abaixo segue o calendário completo da restituição do imposto de renda 2023.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Contudo, caso você não tenha sido contemplado(a) nesse 4° lote da restituição do IR, não se preocupe, pois ainda falta o 5° e último lote ser pago.

O pagamento do último lote será no dia 29 de setembro, como demonstro a tabela acima.

Por fim, para mais notícias sobre o Imposto de Renda, clique aqui.