no , , , ,

Enem: confira as POLÊMICAS do Exame em 2023

Mesmo entorno de muitas polêmicas sobre algumas das questões do Enem 2023, o saldo final do Exame foi considerado bastante positivo. Confira o que rolou e quando sai o resultado!

Enem: confira as POLEMICAS do Exame em 2023
Enem: confira as POLEMICAS do Exame em 2023

Apesar de todas as polêmicas envolvendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023, o saldo final do Exame foi considerado extremamente positivo pelo Ministério da Educação e bastante comemorado pelo governo federal.

As provas foram feitas nos dias 05 e 12 novembro e agora, os candidatos e candidatas que sonham entrar no mundo acadêmico, esperam ansiosos(a) pelo resultado final do Exame.

Com relação a divulgação do resultado do Enem 2023, ele será no dia 16 de janeiro de 2024, independente das polêmicas que aconteceram.

Portanto, a seguir vamos conferir um pouco do que rolou no Enem 2023 e todas as polêmicas que envolveram algumas de suas questões.

As polêmicas do Enem 2023

Entre tantas polêmicas que assolaram o Enem 2023, as que mais movimentaram as redes sociais foram sobre o tema da redação e uma questão sobre o agronegócio.

Questões de ciências humanas que envolviam temas como racismo, Palestina e a ditadura militar, também tiveram algum destaque.

Entretanto, especialistas da área de educação se manifestarem positivamente sobre as questões que fizeram parte da avaliação.

De acordo eles, as questões foram bem contextualizadas, alinhadas com o que se esperava e refletiram a “cara do Enem”.

Nem as novas provas coloridas escaparam do oba-oba das redes sociais. Contudo, é importante destacar que o objetivo das provas com cores diferentes, era facilitar a leitura, principalmente para candidatos com problemas de visão.

Ou seja, é uma medida pedagógica de inclusão, que visa deixar a prova ainda mais acessível.

Uma outra situação do Enem 2023 que também gerou uma enorme polêmica foi uma imagem da prova que circulou nas redes sociais.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, a Polícia Federal investiga o caso.

Até o momento, foram feitas duas diligências, uma em Pernambuco e a outra no Distrito Federal para averiguação da situação.

Apesar da publicação ter ocorrido logo após o fechamento dos portões, o tema da redação já havia sido oficialmente divulgado pelo Inep.

Nem o atual campeão da Libertadores da América, o Fluminense, escapou das polêmicas do Enem em 2023.

Isso porque, uma das frases de uma música da torcida tricolor, usa o termo “mulambo imundo”.

A expressão tem origem angolana e possui uma conotação pejorativa a pessoas que andam mau arrumadas. Historicamente, o termo faz referência a pessoas negras e pobres, moradores de rua.

Queda de energia durante a prova no 1° dia

Foram tantas situações polêmicas e inusitadas no Enem 2023, que até falta de energia elétrica aconteceu durante a realização do exame.

A situação exigiu a utilização de geradores de energia para que os candidatos(a) pudessem concluir a prova.

Sem contar que o atraso na chegada dos gerados na cidade de São Paulo, inviabilizou a realização da prova de milhares de estudantes, que vão ter que fazer uma nova prova em dezembro.

Além disso, houve um número alto de candidatos desclassificados por não cumprirem as regras impostas pela organização do Enem.

Por exemplo, um rapaz foi eliminado porque o seu celular tocou durante a realização da prova.

Contudo, o Enem 2023 também trouxe boas notícias.

Durante uma visita a sede do Inep em Brasília, o presidente Lula (PT) fez um anúncio de uma proposta que ele fará para assegurar que a inscrição do Enem passe a ser gratuita a partir de 2024.

Essa é mais uma proposta que caminha no sentido da democratização do acesso ao Exame e consequentemente, ao ensino superior no Brasil.

Já com relação ao conteúdo de algumas provas como, por exemplo, linguagens e ciências humanas, a contemporaneidade e a relevância dos temas abordados tiveram destaque positivos.

Temas como o da redação, que abordaram a questão da invisibilidade da mulher na sociedade, a equidade de gênero, a diversidade, o envelhecimento da população, a desigualdade e pobreza, demonstraram como a elaboração do Enem esteve antenada com alguns dos temas mais importantes da contemporaneidade.

Por fim, para acompanhar o resultado final e outras polêmicas do Enem 2023, clique aqui.