no ,

ECONOMIA: Inflação Avança Pelo 4º Mês Consecutivo

Entenda os motivos em que a infração brasileira se deu neste mês pelo 4º ano consecutivo.

ECONOMIA: Inflação Avança Pelo 4º Mês Consecutivo.
ECONOMIA: Inflação Avança Pelo 4º Mês Consecutivo.


Conforme já divulgado pelo IPCA , a taxa da inflação segue em alta. Confira os motivos e como isto atinge a economia.

Nesta semana, após divulgado pelo IBGE, o IPCA, indicador oficial da inflação, registrou um aumento de 0,53% na economia. Este aumento é referente ao mês de janeiro; o mesmo trata-se da 4ª alta consecutiva.

Já no acumulado de 12 meses, este índice também acumula uma alta de 5,77%. Mas em comparação com o mês anterior, esta taxa apresentou grande desaceleração. Já em dezembro de 2022, a inflação foi elevada em 0,62%.

Em suma, para a formulação do IPCA, serão considerados 9 grupos de diferentes setores. Já no primeiro mês do ano, veja-se que, a maior influência veio do grupo de alimentos.

Grupos do IPCA em janeiro; Confira!


Ademais, também, além do avanço no grupo de alimentação e bebidas, verifica-se que, o grupo de transportes não ficou muito distante. Veja:

Comunicação: 2,09%;
Despesas pessoais: 0,76%;
Artigos de residência: 0,70%;
Alimentação e bebidas: 0,59%;
Transportes: 0,55%;
Educação: 0,36%;
Habitação: 0,33%;
Saúde e cuidados pessoais: 0,16%;
Vestuário: -0,27%.


Ademais, referente aos 9 grupos pesquisados na economia, somente 1 apresentou variação negativa: vestuário, depois de 23 meses seguidos de elevação.

Já concernente ao maior impacto individual, em primeiro está o grupo de comunicação, que refletiu o aumento dos serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.

Economia: Inflação nas capitais brasileiras; Entenda


Em contrapartida, já para a composição do IPCA, também serão levantadas informações de 16 capitais brasileiras, sendo:


Salvador: 1,09%;
Vitória: 0,92%;
Fortaleza: 0,86%;
Belo Horizonte: 0,82%;
São Paulo: 0,68%;
Rio Branco: 0,67%;
Aracaju: 0,63%;
Campo Grande: 0,60%;
Rio de Janeiro: 0,43%;
Belém: 0,41%;
Brasília: 0,33%;
Goiânia: 0,24%;
Porto Alegre: 0,23%;
Recife: 0,03%;
São Luís: -0,01%;
Curitiba: -0,05%.


Assim, duas capitais apresentaram recuo no primeiro mês do ano: São Luís (MA) e Curitiba (PR). Neste sentido, Salvador registrou um aumento expressivo, acima de 1 ponto percentual.

Inflação avança pelo 4º mês consecutivo


Já o IPCA, este acaba de ser divulgado e a taxa da inflação segue em alta. Contudo, este aumento foi menor que o registrado no mês passado.

Posteriormente, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou um aumento de 0,53% referente ao mês de janeiro, sendo a 4ª alta consecutiva.

Referente ao acumulado de 12 meses, destaca-se que, o índice acumula alta de 5,77%. Em comparação com o mês anterior, contudo, a taxa apresentou desaceleração. Em dezembro de 2022, a inflação foi elevada em 0,62%.

Por fim, conclui-se que, na elaboração do IPCA, são considerados nove grupos de diferentes setores. No primeiro mês do ano, a maior influência veio do grupo de alimentos.