no , , ,

É possível estar ENDIVIDADO e com o nome LIMPO ao mesmo tempo? Entenda!

Existe um contexto que permite que mesmo que o consumidor esteja endividado, o seu nome permaneça limpo e não apareça na lista de mal pagadores.

E possivel estar ENDIVIDADO e com o nome LIMPO ao mesmo tempo?
E possivel estar ENDIVIDADO e com o nome LIMPO ao mesmo tempo?

Estar endividado é um “privilégio” de cerca de 70 milhões de brasileiros e brasileiras de acordo com os números mais recentes levantados pelo Serasa Experion.

É inegável que os últimos 4 anos foram financeiramente muito complicados para a grande maioria dos brasileiros(a), o que ocasionou no maior número de endividados da história do Brasil.

Dívidas acumuladas, nomes negativados e a busca por soluções rápidas são o retrato da realidade de muitas pessoas nos últimos anos.

Mas será possível permanecer com o nome limpo mesmo estando negativado?

Pois bem, a seguir vamos conhecer todos os detalhes sobre essa questão.

Endividado pode estar com nome limpo?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que é possível sim estar com nome limpo mesmo que esteja endividado.

Apesar de, pelo menos a princípio, parecer uma situação paradoxal, ela é sim contraditória, mas por incrível que pareça, faz sentido.

Contudo, essa “limpeza” do nome pode não deixar ele tão limpo assim.

A questão acontece assim, quando a pessoa que está com nome sujo e faz uma negociação para pagar esse dívida de forma parcelada, o SPC ou Serasa retiram o nome do devedor da lista após o pagamento da primeira parcela.

Contudo, a sua dívida ainda permanece, mas sob condições de negociação. Assim, se você deixar de cumprir com os acordos da negociação da dívida, o nome volta para lista de devedores.

Entretanto, por se tratarem de instituições financeiras que possuem acesso a toda vida financeira dos cidadãos(a), os bancos tem como saber se a pessoa deve a alguma empresa mesmo sem que o nome esteja na lista do SPC ou Serasa.

Outra questão é que a dívida que foi paga com desconto, retarda o aumento do score de crédito da pessoa.

Isso porque, de acordo com a leitura feita pelas instituições, o desconto que a empresa concedeu é visto pelo mercado com um tipo de prejuízo às empresas.

E em um grande exemplo de corporativismo, essas instituições compartilham com outras instituições os nossos dados, mesmo sem a nossa autorização.

Score de crédito não sobe

No entanto, se você não está endividado, está com suas contas estão em dia e seu nome limpo, porque o seu score de crédito não aumenta?

Então… isso se dá porque conta a construção de confiança entre as empresas e você.

Por exemplo, se apesar do seu nome estar limpo, ele esteve sujo há pouco tempo, a instituição financeira sabe disso. Então, à medida que você mantenha o pagamento das suas contas em dia, o seu score vai aumentar.

Também existem outros critérios que as instituições usam para avaliar a confiança no consumidor, são elas:

  • Compromisso com crédito
  • Registros de dívidas e pendências
  • Consultas ao seu CPF
  • Evolução financeira.
  • Tempo de relacionamento com o mercado de crédito
  • Participação em empresas

Consulte seu Score

Se por acaso você está se perguntando o que é esse tal de score de crédito Serasa, não se preocupe, você vai saber agora mesmo.

O Serasa Score é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e indica a probabilidade de você pagar suas contas em dia.

Quanto maior for a pontuação, mais chances a pessoa têm de conseguir uma boa linha de crédito, seja por empréstimo ou cartão.

Para fazer a consulta ao seu score Serasa é muito simples, basta acessar o portão oficial ou o aplicativo do Serasa.

Caso não tenha cadastro, não tem problema, é possível fazer na mesma hora. Logo após acessar o portal ou o app, o seu score aparece logo na interface inicial.

Por fim, para mais notícias sobre dívidas ou linhas de crédito, clique aqui.