no , , , , ,

Dorner da aumento de 5,94% a professores da rede municipal

Aumento dos salários dos professores da cidade de Sinop (MT) será de 5,94% e passa valer a partir de maio, o seja, já no próximo mês.

Dorner da aumento de 5,94% professores da rede municipal
Dorner da aumento de 5,94% professores da rede municipal

O prefeito do município de Sinop (MT), Roberto Dorner (Republicanos), anunciou o aumento salarial para os professores da rede municipal de educação.

O comunicado foi feito na última quinta-feira, 20, em atendimento a Lei Federal nº 11.738/18.

A saber, aumento dos salários dos professores será de 5,94% e passa valer a partir de maio, o seja, já no próximo mês.

A medida atinge todos os profissionais da rede municipal de ensino e será custeada com recursos do FUNDEB e do próprio município.  

De acordo com o prefeito Dorner, a prefeitura realizou um estudo de impacto orçamentário que verificasse as condições de pagamento, dentro da arrecadação municipal.

Além disso, desde janeiro a prefeitura articula junto ao departamento de finanças, educação e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, o reajuste da categoria.

“Nós estamos fazendo a nossa parte junto com os professores, e tenho certeza que os professores irão fazer a parte deles, melhorando ainda mais o ensino, para que os nossos alunos tenham uma aprendizagem mais rápida, e com notas mais altas”, destacou.

Professores do município de Sinop (MT), ganham aumento salarial

Ainda de acordo com Dorner, a prefeitura também encaminhou  construção de sete novas escolas para o município.

“Até final de maio, nós vamos entregar duas escolas e duas creches, que são construídas com recursos próprios. O dinheiro da educação está sendo aplicado na educação, e ainda um pouco a mais. Nós estamos fazendo o melhor para a nossa educação, esperamos que o nosso município seja modelo, dentro do Estado de Mato Grosso “, destacou o prefeito.

Segundo Sandra Donato, Secretária de Educação, o reajuste será pago a partir do mês de maio de 2023.

“Nós estamos cumprindo com a incorporação do reajuste, sendo que no início do ano o prefeito ele já deu o RGA, e agora ficou um complemento desse reajuste. O aumento é para todos os professores da rede municipal de ensino, conforme prevê a lei. Os meses retroativos serão pagos da seguinte forma: Junho/2023 – pagamento retroativo de janeiro e fevereiro; Julho/2023 – pagamento retroativo de março e abril”, explicou.

Sinop tem tradição de valorizar reajuste na área da educação

Quem também se manifestou foi o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Adriano Perotti, e disse que vem trabalhando com a prefeito desde o início do ano.

“Sobre a reposição do piso salarial dos professores, é uma lei Federal, e a gente vinha negociando com o prefeito Roberto Dorner, o momento ideal para estar sendo feito isso, uma vez que a gente depende também de recursos, arrecadação do município e do estado, o que vem tendo dificuldades, principalmente a questão de ICMS e a perda na arrecadação do FUNDEB. No entanto, graças ao empenho da prefeitura, a gente conseguiu chegar na data de hoje, e está passando essa diferença que falta do piso dos professores da rede municipal”.

Perotti ainda destacou que o município vem ano após anos concedendo o reajuste da categoria.

“Existem municípios no estado de Mato Grosso que acabam não seguindo o que diz a legislação Federal. Em Sinop, desde que foi implantado o piso nacional do magistério, ele é feito todo ano”.

Estiveram presentes na reunião:

– todos os diretores da rede municipal de ensino

– representantes do FUNDEB,

– Célio Garcia (vereador)

– Juventino (vereador)

– Presidente da Câmara Paulinho Abreu.

– Faira Strapazzon, Secretária de Governo

– Adriana Casturino, Secretária de Planejamento e Finanças

Por fim, para mais notícias sobre salários e vida financeira, clique aqui.