no , , , ,

Conta de Luz vai ficar MAIS BARATA? Entenda!

Tributação mensal da conta de luz pesa para muitas famílias brasileiras. Mas será verdade que ela vai ficar mais barata? Confira!

Conta de Luz vai ficar MAIS BARATA? Entenda!
Conta de Luz vai ficar MAIS BARATA? Entenda!

A conta de luz é uma dor de cabeça para milhões de brasileiros, que gostariam que ela fosse mais barata e atenta a essa situação, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou novidades sobre a questão.

De acordo com agência, atualmente está em andamento um estudo sobre o valor das tarifas de energia do país.

O Ministério de Minas e Energia (MME) irá receber o estudo após a sua conclusão. Em seguida, estudo se tornará um projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional.

Dessa forma, vamos conhecer a seguir todos os detalhes sobre esse estudo e de como ele pode deixar a conta de energia mais barata.

Aneel desenvolve estudo sobre valor das tarifas de energia

Segundo a Aneel, a ideia é encontrar um modelo que permita a redução das tarifas de energia em todas as regiões do Brasil. Isso irá permitir que os consumidores tenham uma conta de luz mais barata.

Portanto, o primeiro passo será reduzir a diferença entre as tarifas de todas as regiões do país.

De acordo com Ricardo Tili, presidente da Aneel, existe uma diferença significativa entre os valores das tarifas cobradas, por exemplo, nos estados do Norte e Nordeste.

As tarifas dessas regiões costumam ser o dobro das tarifas cobradas nas regiões Sul e Sudeste, justamente as mais ricas do Brasil.

No entanto, segundo Tili, a Aneel trabalha constantemente para entregar o melhor para o setor energético.do país.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, objetivo é atuar diretamente nos subsídios que decidem sobre o aumento de todas as tarifas.

A chamada Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que também deve fazer parte da proposta, tem o objetivo de igualar todas as tarifas.

Contudo, caso haja a mudança, será possível fazer uso de parte do Orçamento Geral da União para a realização do pagamento.

Mas como fica a questão da conta de luz mais barata? Sabermos a seguir.

Conta de luz mais barata?

Uma das ideias do presidente da Aneel é a de acabar com a pratica de calcular conta de luz levando em consideração como critério apenas o valor da tarifa.

Recentemente, no dia 13 de setembro, para ser mais preciso, a Aneel se viu obrigada a debater um reajuste de aproximadamente 44% para o estado do Amapá.

Todavia, segundo Tili esclareceu em sua fala, a Aneel leva em consideração a política em vigência e recalcula apenas aquilo que é necessário.

Por fim, para mais notícias sobre conta de luz, clique aqui.