no , ,

Conta de Luz: EXCELENTE notícia sobre REDUÇÃO da tarifa

Momento favorável para produção de energia no país possibilita a Aneel manter a faixa mais baixa de preço na tarifa da conta de luz!

Conta de Luz: EXCELENTE notícia REDUCAO da tarifa
Conta de Luz: EXCELENTE notícia REDUCAO da tarifa

A conta de luz do mês de junho vai continuar na bandeira verde, de acordo com um comunicado da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que implica que não haverá cobrança de uma tarifa adicional.

Portanto, não haverá cobrança de tarifa extra na conta de luz dos cidadãos e cidadãs brasileiros referentes ao mês de junho.

A saber, a bandeira verde da conta de luz, que isenta a conta de qualquer tarifa extra, está em vigor desde abril de 2022.

Bandeiras e tarifa da conta de luz

Abaixo explicaremos quais são as cores das bandeiras, o que elas representam, assim como a tarifa correspondente a cada uma.

Em primeiro lugar, as bandeiras representam um sistema de cores que indica quais são as condições encontradas pelas hidroelétricas brasileiras para gerar energia, além dos seus níveis de reserva.

Ou seja, quanto melhores forem as condições para geração de energia, mais baixa ou nula será a cobrança da tarifa extra.

O valor extra na conta de energia elétrica é medido por cada kWh consumido, ou seja, kilowatt-hora.

Os controles dessas mediações têm relação direita com o SIN, o Sistema Interligado Nacional. Dessa forma, confira a seguir os valores das bandeiras:

  • Bandeira verde: não possui nenhuma cobrança adicional,
  • Bandeira amarela: gera um acréscimo de 0,01 reais para cada kWh consumido
  • Bandeira vermelha de patamar 1: gera 0,03 reais de acréscimo pelo consumo por hora
  • Bandeira vermelha de patamar 2: gera acréscimo de 0,09 reais por kWh consumido por hora.

Previsão

Em relação a previsão da Aneel para a cor da bandeira e o valor da tarifa na conta de luz dos próximos meses, quem se manifestou foi Hélvio Guerra, o diretor da Agência.

De acordo com Guerra, a bandeira verde, que está atualmente há mais de 1 ano, provavelmente permanecer até o fim de 2024.

Guerra destacou que a situação do Brasil é confortável em relação às hidrelétricas, cujos reservatórios vêm estão com níveis muito altos.

Ainda segundo Guerra, nossos reservatórios além de estarem cheios, continuam a encher, visto que as chuvas seguem.

Conclusão

A excelente temporada de chuva pela qual estamos passando, permite que os reservatórios encham, o que permite a Aneel manter a bandeira verde.

E de acordo com a previsão feita pela Aneel, ficaremos coma bandeira verde, sem cobrança de tarifa extra na conta de luz, até o final do ano que vem.

Para continuar por dentro dos principais fatos que acontecem no Brasil, clique aqui.