no , , ,

Conta de Luz com aumento de quase 50%. Veja onde!

Um aumento na conta de luz que pode chegar a 50% pode ser anunciado nos próximos dias pela Aneel. Entenda o que está acontecendo!

Conta de Luz com aumento de quase 50%
Conta de Luz com aumento de quase 50%

A conta de luz passou a ser um dor de cabeça para os brasileiros(a) após a privatização da Eletrobras, tanto que, apesar dos reservatórios de água que alimentam as hidroelétricas estarem cheios, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está às vésperas de anunciar mais um aumento na tarifa de energia.

Ou seja, mesma com a bandeira verde, que estabelece a menor tarifa de energia, o valor da conta de luz pode ser alto.

Atualmente, por mais simples que seja a casa da pessoa, é muito difícil uma conta de luz vir menor do que R$ 100 e esse valor pode sofrer um aumento de quase 50%.

Portanto, se você está preocupado com o valor da sua conta de luz e quer entender o motivo do aumento, leia o texto a seguir.

Aneel pode impor aumento a conta de luz

Conforme anunciou a Aneel, haverá um aumento de 44% na conta de luz para os moradores do estado do Amapá.

Com esse aumento, o Amapá passará a ter a tarifa na conta de luz mais alta do Brasil e deve superar o Pará, que até então possui a tarifa mais cara do país.

No entanto, o aumento ainda será submetido a audiências públicas antes da confirmação.

De acordo com a justificativa da Aneel, a alta de justifica por conta de revisão da base tarifaria extraordinária, solicitada pelo órgão em 2022. Além disso, também houveram aumento nos custos ao mesmo tempo que houve uma redução na concessão dos benefícios nos últimos anos.

Basicamente, o fim do crédito do PIS/Cofins junto à antecipação de recursos da privatização da Eletrobras fizeram com que a tarifa se elevasse em 14,9%.

Em seguida, houve a necessidade de um investimento que custou cerca de 13,6% do orçamento, por conta das contrapartidas do processo de privatização.

Também houve um reajuste na conta de luz que quase 10% em 2021, por conta da estiagem que aconteceu na época.

Posicionamento do governador do Amapá

O governador do Amapá, Clécio Luiz (Solidariedade), se manifestou insatisfeito com o aumento na conta de luz para sua região.

De acordo com Clécio, esse aumento é inaceitável e prometeu entrar com todas as medidas judiciais possíveis, junto ao Congresso Nacional.

Um fator fundamental para entender esse aumento, é que em 2021, a CEA (Companhia de Energia do Amapá) foi privatizada para a Equatorial Energia.

Essa privatização da CEA, resultou até então, um aumento de 95% na conta de luz para o povo do Amapá, com a expectativa de mais um reajuste de 44%.

Esse é o resultado das privatizações dos serviços essenciais para a população e que fazem parte da estrutura de soberania nacional.

Ademais, agora resta esperar pela tramitação da decisão e se o aumento realmente vai acontecer.

Por fim, para mais notícias sobre serviços públicos, clique aqui.