no , , , ,

Conta de energia com DESCONTOS de até 35%. Saiba se você tem direito!

Descontos de até 35% na conta de energia pode estar esperando por você. Saiba quem são os brasileiros(a) que tem direito e veja como solicitar!

Conta de energia com DESCONTOS de até 35%
Conta de energia com DESCONTOS de até 35%

Após a privatização da Eletrobras, nós, brasileiros e brasileiras, não paramos de ver a conta de energia subir e a qualidade do serviço cair, portanto, as pessoas tem direito a descontos mensais de até 35%, devem ficar atentas para aproveitar.

Existem programas sociais destinados as famílias de baixa renda que concedem um desconto mensal na conta de energia.

Portanto, se você tem necessidade de reduzir o valor da sua conta de energia, acompanhe o artigo a seguir para saber como solicitar o seu desconto.

Tarifa Social

Entre os muitos programas sociais disponibilizados pelo governo federal, existe um que é destinado a conceder descontos na conta de energia.

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica é destinado as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e concede descontos que podem chegar até 35% do valor da conta de energia.

Através da concessão de descontos, o governo buscar reduzir os impactos da conta de energia no orçamento das famílias de baixa renda.

Tal medida, proporciona que essas famílias possam ter um mínimo de conforto e dignidade em seus próprios lares.

Um outro viés importante da Tarifa Social é o seu impacto no desenvolvimento sustentável, pois incentiva o consumo consciente da energia elétrica.

Simultaneamente, o programa beneficia as famílias que se encontram em maiores condições de vulnerabilidade social em todas as regiões do Brasil.

Para que esse benefício atinja seu potencial máximo, é essencial uma divulgação ampla, garantindo que todas as famílias elegíveis estejam cientes de seus direitos.

Descontos de até 35% na conta de energia

Apesar de estarmos acostumados com a criação de novos programas sociais pelo governo Lula, a Tarifa Social não é uma criação da gestão petista.

Entretanto, o atual governo prepara uma nova regra para o programa que oferece descontos ainda maiores na conta de energia, mas apenas a partir de 2024.

Ou seja, a conta de energia pode ficar ainda mais barata, ou menos cara, se for o caso.

A partir de 2024, os consumidores vão poder escolher de qual empresa vão comprar a sua energia elétrica. A novidade abre as portas para a concorrência e consequentemente, para a redução do valor da tarifa de energia.

Com criação dessa possibilidade, os descontos na conta de energia podem chegar até 35%, porém essa opção não estará disponível para todos os consumidores(a).

Atualmente, existem duas formas de se consumir energia no Brasil, que são através de:

  • Concessionárias
  • Mercado Livre de Energia.

No caso das concessionárias, o valor da conta de energia é calculado através do consumo, cobrança de taxas e da aplicação de bandeiras tarifárias.

Enquanto que através do Mercado Livre de Energia, é possível fazer uma negociação diretamente com a empresa que fornece a energia elétrica.

Contudo, essa opção não estará disponível para as residências.

Dessa forma, confira a seguir quais são os segmentos da sociedade que vão poder aderir ao Mercado Livre de Energia:

  • Mercados
  • Hotéis
  • Pousadas
  • Laboratórios
  • Centros comerciais
  • Indústrias

Todavia, para que essas empresas possam aderir a modalidade, é preciso que elas tenham um consumo de energia superior a 2,3 kV.

Por fim, para mais notícias sobre descontos, clique aqui.