no , ,

Concurso da Polícia Militar: 5,4 MIL vagas. Veja com participar

O governo do estado de São Paulo anunciou que em breve dois editais serão lançados para realização de concurso público para Policia Militar.

Concurso da Policia Militar: 5,4 MIL vagas.
Concurso da Policia Militar: 5,4 MIL vagas.

Para fazer parte da Policia Militar (PM) é necessário ser aprovado em um concurso público, que é de responsabilidade dos governos estaduais. Ou seja, o policial militar é um(a) funcionário(a) público estadual.

A Polícia Militar (PM) é uma das corporações que fazem parte das forças armadas brasileira e o seu objetivo é garantir a segurança pública em todo o território nacional.

Ser aprovado(a) em concurso para PM garante uma série de benefícios, que vão desde a estabilidade de emprego proporcionada pelo serviço público, a plano de carreira, bons salários entre outras vantagens.

Portanto, quem deseja se tornar policia militar tem agora uma excelente oportunidade, visto que dos concursos foram recentemente abertos.

Quer saber onde foi e como participar? A seguir seguem todos os detalhes sobre o mais recente concurso da Polícia Militar aberto no país.

Concurso da Polícia Militar tem 5.400 vagas

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) informou que vai lançar dois editais para preenchimento de vagas da corporação.

Serão 2.700 vagas para cada edital, totalizando 5.400 vagas.

A princípio, a previsão é que o primeiro edital do concurso para Policia Militar de São Paulo seja lançado até o final desse mês de junho.

Enquanto que o 2° edital deve ficar para o segundo semestre. Em ambos os concursos, as contratações acontecem apenas em 2024.

Mesmo sem a publicação oficial dos editais, já é possível ter acesso a certas informações sobre o concurso.

Isso porque houve uma publicação no dia 01 de junho, no Diário Oficial do Estado, de qual seria a banca responsável pelo concurso e também sobre como vai funcionar o contrato.

E sem maiores surpresas, a banca responsável será a Vunesp

Com a escolha da banca, resta a Vunesp a organização dos detalhes para a publicação do edital e posteriormente a realização do concurso.

Requisitos para participar

As 5.400 vagas são exclusivas para as patentes de soldado da Polícia Militar.

Os requisitos necessários para poder participar do concurso são os seguintes:

  • Ter pelo menos 17 anos de idade;
  • Não ter mais de 30 anos;
  • As mulheres devem ter estatura mínima de 1,55 m e os homens de 1,60 m;
  • Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias “B” e “E”;
  • Ter formação de nível médio ou superior;
  • É permitido que os participantes tenham tatuagem, no entanto, a simbologia não pode ser conflitante com os princípios policiais, além de não poder fazer alusão a qualquer conduta ilícita;
  • É preciso estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • Ter higidez física, mental, boa saúde e possuir perfil psicológico que seja compatível com o cargo.

O salário inicial para o cargo de soldado da PM é de R$ 3.875,27. O adicional de insalubridade já está incluso nesse valor.

Por fim, para mais noticias sobre concursos, clique aqui.