no , , , , ,

CNH: Veja como RENOVAR a habilitação pela INTERNET

Você sabia que é possível renovar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pela internet? Veja o passo a passo e baixe o aplicativo!

CNH: Veja como RENOVAR a habilitação pela INTERNET
CNH: Veja como RENOVAR a habilitação pela INTERNET

O processo para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) geralmente costuma ser chato e levar um tempo, mas você sabia que uma nova plataforma permite que você faça todo esse processo de renovação pela internet.

Essa é uma excelente notícia para os motoristas, visto que, vai permitir mais agilidade no processo para renovar a CNH, já que não é mais necessário ter que comparecer presencialmente a uma agência do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Assim, o motorista poupa tempo, evita filas e ainda economiza, já que toda saída de casa está relacionada com a necessidade ter algum gasto, mesmo que pouco.

Inclusive, até o pagamento da taxa para renovar a CNH é feito pela internet, ou seja, tudo online e do sofá de casa.

A seguir vamos conferir todos os detalhes de como renovar a CNH pela internet e em qual estado implementou essa novidade.

Estado do Piauí permite renovar a CNH pela internet

O estado do Piauí é o responsável pela criação de uma nova plataforma que permite ao motorista renovar a sua CNH pela internet.

Contudo, existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para que o motorista possa renovar a CNH pela plataforma Gov.pi Cidadão, aqui

Os critérios são:

  • Ter a CNH emitida pelo Estado do Piauí
  • CNH não pode ter bloqueios ou restrições
  • A CNH não pode ser de atividade remunerada.
  • CNH deve estar vencida ou prestes a vencer, de acordo com o prazo determinado pela idade do motorista.

Passo a passo para a renovação online da carteira de motorista

A seguir acompanhe todo o passo a passo de como renovar a CNH pela internet, através da plataforma Gov.pi Cidadão:

  1. Primeiramente acesse a plataforma Gov.pi Cidadão através do site oficial ou do aplicativo (Android ou iOS).
  2. Em seguida selecione o método de login, que pode ser pelo Gov.br ou o ID Piauiense (versão digital do RG do cidadão).
  3. Preencha o formulário com seus dados pessoais e endereço. Informe também a forma de pagamento da taxa de renovação e faça o pagamento, por boleto ou Pix.
  4. Depois, faça a captura de imagem e biometria para a nova habilitação. Se o Instituto de Identificação do Piauí já possuir seus dados, a atualização será automática. Caso não tenha, aí você precisará comparecer presencialmente a uma unidade do Detran.
  5. O próximo passo é direcionar e pré-agendar os exames clínicos necessários para a renovação da CNH. Marque o exame na clínica indicada pelo órgão e compareça.
  6. Todo o processo de solicitação de renovação da CNH pode ser feito pelo portal Gov.pi.
  7. O motorista deve pagar a sua nova CNH na sede do Detran onde o procedimento foi feito.

Quanto custa a renovação da CNH?

O valor para renovar a CNH simples no estado o Piauí, através do Gov.pi Cidadão é de R$ 224,64 e como dissemos antes, pode ser pago pelo Pix ou boleto bancário.

Portanto, se você é motorista, mora no Piauí e precisa renovar a sua CNH, aproveite essa novidade e faço todo o processo no sossego do seu lar.

Por fim, para mais notícias sobre a carteira de motorista, clique aqui.