no , , , , ,

CNH tem RENOVAÇÃO GRATUITA para motoristas a partir de certa idade. Confira!

Algumas regras da CNH mudaram nesse ano de 2023, entre as mudanças está a possibilidade de renovação gratuita para uma determinada categoria de motoristas. Saiba se é um dos contemplados!

CNH tem RENOVACAO GRATUITA
CNH tem RENOVACAO GRATUITA

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem passado por algumas mudanças nas suas regras, o que tem agradado bastante os motoristas, visto que entre as principais mudanças está a renovação gratuita para um certo grupo de condutores.

Ação foi aprovada por uma das Comissões da Câmara dos Deputados na semana passada. Agora, o projeto segue para votação em outras comissões.

Caso tenha aprovação das demais Comissões, o projeto seguirá para votação no Congresso Nacional e posteriormente para a sansão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Assim, vamos conhecer a seguir todas as mudanças proposta no projeto, que vão além da renovação gratuita da CNH.

Renovação gratuita da CNH

O texto teve sua aprovação no dia 14 de junho pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo a primeira Comissão a aprovar o projeto que propõe a gratuidade da CNH.

De acordo com o texto, pessoas com mais de 60 anos terão isenção das taxas de renovação da CNH. As taxas são referentes aos exames de aptidão física e mental.

O autor da proposta é ex-deputado federal Léo Moraes, de Rondônia. Já o texto contou com um parecer favorável por parte relatora Dayany Bittencourt, que é do União Brasil do Ceará.

Como dissemos anteriormente, a aprovação do texto foi na primeira comissão da Câmara dos Deputados e ainda precisa passar por outras comissões antes de ir plenário da casa para votação.

Portanto, ainda existe um logo caminho a percorrer até o projeto chegar a fase de votação.

Dessa forma, os próximos passos do texto que prevê a renovação gratuita da CNH para pessoas acima de 60 anos são os seguintes:

  • Comissões, como a de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e também a de Viação e Transportes;
  • Plenário da Câmara de Deputados;
  • Senado Federal;
  • Sanção do presidente da República.

Um dos argumentos utilizados pela relatoria para legitimar renovação gratuita da CNH para os idosos, foi que o idoso costuma ter uma redução na sua renda.

Há prazo para a aprovação do projeto?

Não, não há um prazo para que o processo seja votado, ele apenas precisa ser aprovado quando for submetido a votação.

Caso o projeto não tenha aprovação nas comissões ou no Congresso Nacional e não avança e não se torna lei.

Porém, o processo pode levar anos e até décadas..

Quem determina quando o projeto será posto em pauta é o presidente da casa legislativa, ou seja, na Câmara, é o presidente da Câmara dos Deputados e no Senado, o presidente do Senado Federal.

E até o momento não há informações quando o texto irá para pauta da próxima Comissão.

Para mais notícias sobre a CNH, clique aqui.