no , , ,

CNH Gratuita: 2° fase do programa já começou. Veja quem pode participar!

Programa CNH Social, que concede carteira de motorista gratuita entra em sua 2° fase. Veja quem pode participar e como fazer para aderir!

CNH Gratuita: 2° fase do programa ja comecou
CNH Gratuita: 2° fase do programa ja comecou

O CNH Social 2023, programa que concede carteira de motorista gratuita para milhões de brasileiros e brasileiras, entrou na sua 2° fase e divulgou a lista de suplentes que vão ocupar as vagas destinadas a essa etapa.

O comunicado foi feito pelo Detran, no dia 09 de outubro. Foram contemplados com o início da nova fase os cidadãos/cidadãs que fizeram a inscrição no programa entre os dias 18 e 28 de julho.

Essa é uma grande oportunidade de ouro para esses candidatos(a) de adquirir sua CNH gratuita.

Sendo assim, o Detran já divulgou a lista dos selecionados(a), que já podem realizar suas matrículas.

Todos os detalhes, como datas e outras informações importantes sobre a 2° fase da CNH Social gratuita 2023, você pode acompanhar a seguir.

2° fase da CNH Social, programa de carteira de motorista gratuita

Conforme comunicado do Detran, a 2° fase da CNH gratuita vai preencher cerca de mil vagas do programa no estado do Espirito Santo.

As vagas são decorrentes da desclassificação de candidatos que perderam os prazos do processo de habilitação do programa CNH Social em 2023.

Portanto, a 2° fase vai contemplar apenas os candidatos e candidatas que estão na lista dessa etapa do programa.

Como confirmar a matrícula

Para o candidato confirmar a sua vaga, basta acessar a sessão “CNH Social” no portal do Detran/ES, aqui. Depois, clique no banner disponível na página principal do site.

Em seguida, preencha o formulário, valide a matrícula e pronto.

O próximo passo é se dirigir à autoescola indicada pelo sistema do Detran para começar o processo para tirar sua CNH gratuita ainda em 2023.

Deveres do candidato

De acordo com informe do Detran/ES, o órgão não entra em contato com os candidatos para informar sobre a 2° fase da seleção da CNH gratuita.

Portanto, é de total responsabilidade do candidato(a) acompanhar a divulgação dos resultados através dos canais oficiais do órgão. Assim como, cumprir os prazos determinados para receber o benefício da CNH gratuita.

Validade do processo de habilitação

Após a abertura do processo na autoescola para adquirir a CNH gratuita, o candidato(a) tem até 12 meses para concluir as aulas.

Caso esse prazo não seja respeitado, o Detran vai entender que o candidato desistiu da vaga e consequentemente, o excluirá do processo.

Além disso, o candidato ficará impedido de participar dos editais do Programa CNH Social gratuita por três anos.

Por dentro do CNH Social gratuita 2023

Ao todo foram 7 mil vagas, divididas em duas fases, que o programa CNH Social gratuita colocou a disposição da população somente em 2023.

Através do programa, milhares de pessoas tiverem acesso a sua primeira carteira de motorista.

Cabe destacar, que o CNH Social é destinado para pessoas de baixa renda, que desejam ter uma carteira de motoristas nas categorias:

  • A (moto)
  • B (carro)
  • D (van, micro-ônibus, ônibus)
  • E (caminhão e carreta)

Isso porque, quem já possuía habilitação, pode tanto inserir a outra categoria, como mudar para as categorias D ou E.

Todo o processo de seleção é feito de forma eletrônica, ou seja, sem a interferência humana, com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários ao CadÚnico.

Os critérios de seleção levam em conta:

  • Renda per capita mais baixa
  • Maior número de componentes no grupo familiar
  • Candidatos com Ensino Fundamental completo
  • Beneficiários do Bolsa Família
  • Data e hora de inscrição

Ademais, a 2° fase do CNH Social 2023 é uma grande oportunidade para quem deseja conseguir sua carteira de motorista de forma gratuita.

Portanto, fique atento aos prazos para não perder essa excelente oportunidade.

Prazos

A saber, o prazo para realização da matrícula é até 23 de outubro.

Após feita a matrícula online, o candidato tem um prazo de mais 15 dias para comparecer presencialmente à autoescola para dar início ao processo.

Um prazo de 30 dias também será dado ao candidato(a) para a realização da coleta biométrica em uma agência de atendimento do Detran/ES e completar os exames médicos e psicológicos em uma clínica credenciada pelo Detran.

Aliás, não há necessidade do agendamento da coleta biométrica, basta o candidato(a) comparecer a uma unidade do Detran/ES de posse do encaminhamento da autoescola.

Sobre quem vai tirar a CNH das categorias D e E, é importante estar ciente de que é preciso passar pelo exame toxicológico em um laboratório credenciado.

Por fim, para mais notícias sobre o documento de habilitação, clique aqui.