no , , , ,

CLT: trabalhador de Carteira Assinada tem ÓTIMA notícia sobre benefícios

Mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras trabalham atualmente de carteira assinada e estão cobertos por um a série de benefícios. Confira o novo pagamento de junho.

Carteira Assinada OTIMA noticia sobre beneficios
Carteira Assinada OTIMA noticia sobre beneficios

Trabalhadores de carteira assinada, ou seja, os que se encontram sob o regime de trabalho da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) tem garantido uma série de benefícios que são exclusivos para esse regime trabalhista.

Atualmente, apenas 50% dos trabalhadores(a) brasileiros possuem carteira assinada e estão cobertos por esses benefícios.

Isso implica que a outra metade dos trabalhadores está no mercado de trabalho informal e totalmente descobertos de qualquer programa de assistência trabalhista ou previdenciária.

Alguns dos benefícios que o trabalhador de carteira assinada possui são:

  • Abono salarial PIS/Pasep
  • Pagamento do décimo terceiro salário.
  • Férias remunerada
  • Entre outros

Para esse mês de junho estão programados alguns dos benefícios exclusivos para esses trabalhadores de carteira assinada.

Quer saber quais são? Pois vamos lá!

Benefícios do trabalhado(a) que possui Carteira Assinada

Como dissemos anteriormente, os trabalhadores de carteira assinada possuem uma série de benefícios que trabalhares informais ou autônomos não possuem.

Portanto, vamos conhecer alguns desses benefícios:

– Abono salarial do PIS/Pasep

É um pagamento extra que trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos têm o direito de receber.

O valor do benefício, é calculado de acordo com os dias de serviço que o trabalhador obteve durante o ano-base do abono.

Para 2023, se considera como ano-base o ano de 2021.

– 13° salário

Similar ao abono salarial, o décimo terceiro é um salário extra que trabalhadores recebem, tradicionalmente no final de um ano, no valor de 1 salário mínimo.

Assim, para esse ano trabalhadores devem receber R$ 1.320,00

FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Todo mês é descontado uma porcentagem do salário do trabalhador para ser depositado no Fundo de Garantia do trabalhador.

Esses valores podem ser acessados pelo trabalhador em situações especificas.

Excelente notícia para trabalhadores de CLT

Esse mês de junho os trabalhadores de carteira assinada tiveram uma excelente notícia a respeito de um valor extra a receber.

Trata-se do saque aniversário do FGTS.

A saber, essa modalidade de saque do FGTS teve seu lançamento em 2019 e permite que um trabalhador saque uma parte dos valores da sua conta FGTS durante o mês do seu aniversário.

Assim, com o início do mês de junho, um novo grupo de trabalhadores tem direito a receber o saque aniversário.

Portanto, caso você seja aniversariante de junho e tem uma conta ativa ou até inativa do FGTS e tenha feito a solicitação para o saque no período correto, seu saque estará disponível até o dia 30 desse mês.

Por fim, para mais notícias sobre direitos do trabalhador(a), clique aqui.