no ,

Chefe de William Bonner pede pra sair!

Após 15 anos à frente da direção geral do jornalismo da Globo, Ali Kamel, chefe de William Bonner, pede pra sair. Veja quem assume.

Chefe de William Bonner pede pra sair!
Chefe de William Bonner pede pra sair!

Ali Kamel é chefe de William Bonner, ancora do principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional. Ou pelo menos era, visto que, Kamel acaba de anunciar a sua demissão do cargo de diretor geral de jornalismo da Rede Globo após 15 anos.

O anúncio foi feito no dia 29 de agosto e a Globo já tem um nome para substituir o chefe de Willian Bonner no posto mais importante do jornalismo da emissora.

No entanto, o novo patrão de Bonner só irá assumir o posto no início de 2024.

Ficou curioso ou curiosa para saber quem será o novo “costa larga” do jornalismo da Globo?

Pois é só ler o texto a seguir, é rapidinho.

Chefe de jornalismo de William Bonner “entrega o boné”

No início de 2024, a Rede Globo vai passar por uma das mudanças mais significativas do jornalismo da emissora dos últimos 15 anos.

O todo poderoso chefe de Willian Bonner e diretor geral do jornalismo da Grupo Globo, Ali Kamel, pediu pra sair e vai deixar o cargo.

Em seu lugar, entra Ricardo Villela, que assume dia 1º de janeiro.

Após mais de 30 anos no Grupo Globo, dos quais, 22 em cargos de chefia, Ali Kamel resolveu se afastar das funções executivas e do cotidiano operacional.

Contudo, Kamel continuará como Coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, um cargo criado exclusivamente para ele.

Novo diretor de jornalismo da Globo

Em nota, o diretor-executivo do Grupo Globo, Paulo Marinho, comunicou a decisão de Ali Kamel e que Ricardo Villela assumirá o seu lugar.

Villela, inclusive, tem uma longa trajetória na emissora.

“Para suceder ao Ali como diretor-geral de Jornalismo a partir de primeiro de janeiro de 2024, convidamos um companheiro que esteve ao lado dele nestes anos mais recentes. Ricardo Villela chegou à Globo em 2005, após dez anos de experiência no jornalismo impresso com passagens pelo ‘Jornal do Brasil’ e pelas revistas ‘Veja’ e ‘Playboy’”, afirmou o executivo.

Na Globo, Villela trabalhou como:

  • Editor de política
  • Editor-executivo
  • Editor-chefe do Jornal da Globo.
  • Entre outras funções

Ricardo também foi responsável pelo Jornal Nacional e pela coordenação das equipes de São Paulo e Brasília.

Nomes importantes do atual jornalismo da Globo foram contratados por Villela, como a Andrea Sadi, Isabela Camargo e Camila Bonfim.

Paulo Marinho confirma novo diretor geral

Com a saída do chefe de Willian Bonner, a Globo precisará passar por uma série de mudanças e relocações de cargos.

Por exemplo, o diretor da GloboNews, Miguel Athayde, vai assumir o posto de diretor-executivo de jornalismo, antes ocupado por Ricardo Villela.

Athayde está na Globo desde 1994, e já passou por vários setores importantes do jornalismo.

Tanto Kamel como Villela trabalharam juntos em diversas eleições e outros momentos importantes da história do Brasil.

Ambos cobriam Brasília entre 2013 e 2018, Vilela fez parte das decisões editoriais da Globo durante as jornadas de junho, o golpe contra Dilma Rousseff, a Operação Lava-Jato e a eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

Portanto, Villela faz parte de um período do qual a TV brasileira tem muito do que se envergonhar.

Nessa época, o jornalismo da Globo, simbolicamente representado por William Bonner e o Jornal Nacional, alimentaram o antipetismo no Brasil. Como bem demonstrou Eliara Santana, em seu trabalho “Jornal Nacional: um ator político em cena”.

Por fim, para mais notícias sobre famosos da TV, clique aqui.