no , ,

Cédulas e moedas vão acabar por causa das transações digitais?

A digitalização das transações financeiras através de aplicativos e cartões está acabando com as cédulas e moedas físicas? Entenda o que está acontecendo!

Cedulas e moedas vao acabar?
Cedulas e moedas vao acabar?

As cédulas e moedas são a centenas de gerações a principal representação simbólica de riqueza e poder que alguém pode obter, porém, como com o desenvolvimento da tecnologia e a criação dos cartões de crédito e débito e mais recentemente com a chegada dos aplicativos e ferramentas digitais, como o Pix, por exemplo, essa realidade vem se transformando como a força de uma revolução e o dinheiro físico corre um sério risco de se acabar.

Cabe destacar que muitas das cédulas e moedas são verdadeiras obras de arte, com desenhos e símbolos muito bem pensados e estudados em suas representatividades.

Em muitos casos, as cédulas e moedas contam parte da história e da cultura daquele país.

No entanto, será que com a digitalização das transações financeiras as cédulas e moedas físicas correm mesmo o risco de chegar ao fim?

Também disseram que os livros físicos iriam acabar com a chegada dos livros digitais. Ledo engano!

Pois bem, a seguir vamos fazer uma reflexão sobre a questão e conhecer a opinião de alguns especialistas do mercado financeiro.

Transações financeiras digitais vão acabar com as cédulas e moedas?

De acordo com dados dos Serasa, as transações financeiras digitais provocaram uma queda extremamente significativa no uso de cédulas e moedas físicas.

O engraçado da situação é que apesar da diminuição do uso de cédulas e moedas físicas e todos os indícios que essa situação só irá se intensificar, o Banco Central aumentou a sua emissão.

De qualquer forma, a digitalização das transações e uma realidade que chegou para ficar.

Para se ter uma ideia, segundo os dados do Serasa, somente ¼ das pessoas que nasceram entre 1946 e 1964, ou seja, pessoas idosas, vão pessoalmente as agências bancarias para realizar suas transações financeiras.

Outro número surpreendente, é que 80% desses idosos possuem aplicativos de bancários em seus celulares.

Muito provavelmente o Pix seja o melhor exemplo do como as cédulas e moedas estão simplesmente sendo ignoradas.

O Pix se tornou uma ferramenta extremamente popular entre as pessoas da geração Y e Z (entre 18 e 41 anos).

Mas será que isso significa que as cédulas e moedas físicas tem mesmo que acabar?

Você consegue visualizar um mundo onde não exista um dinheiro de papel e uma moeda de prata?

Transações financeiras digitais são seguras?

Obviamente que é legítima a preocupação com a segurança dessas transações financeiras através da internet.

Contudo, essas transações são protegidas por uma estrutura de segurança cibernética, também conhecida como segurança da tecnologia da informação (TI).

Através da segurança cibernética são criadas medidas de proteção contra agentes externos e internos, que garantem a integridade dos sistemas, mesmo que estejam em rede.

Contudo, isso não quer dizer que não exista a possibilidade de golpes, visto que existem muitas modalidades de fraudes. Inclusive golpes nos quais a própria vítima faz a transação para o criminoso.

Portanto, existe uma linha fina nessa situação aí entre a praticidade e cautela.

Ademais, a principal dica para se proteger é guardar suas senhas em um local seguro e não conectado a internet e não clicar em links que achar suspeitos.

Por fim, para mais notícias como essa, clique aqui.