no , , , , , ,

CadÚnico: veja LISTA de atualização dos beneficiários. ATENÇÃO para não perder o benefício!

Atualização do CadÚnico tem o objetivo de otimizar ao máximo os recursos de programas sociais como o Bolsa Família. Veja os detalhes e evite perder o benefício.

CadUnico: veja LISTA de atualizacao dos beneficiarios
CadUnico: veja LISTA de atualizacao dos beneficiarios

O CadÚnico está passando por um pente-fino nos cadastros das famílias inscritas nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e a atualização dos cadastros é essencial para quem não deseja perder o benefício.

Portanto, as famílias que não fizerem a atualização do CadÚnico, muito provavelmente será excluída do Bolsa Família. Além disso, a exclusão pode ser ainda nesse mês de setembro.

Sendo assim, não deixe de ler esse artigo até o final para saber todos os detalhes de como fazer a atualização dos seus dados no CadÚnico.

Calendário de Setembro

O CadÚnico é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

Através da atualização do CadÚnico o governo tem ciência das informações socioeconômicas das famílias, como renda, composição familiar e situação de moradia.

O Bolsa Família é apenas o primo rico de todos os programas sociais pagos pelo governo federal. Além disso, os pagamentos do programa já começaram a ser feitos e de forma antecipada.

O calendário de pagamento do programa leva em consideração o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Assim como nos outros meses, o que pode acontecer em relação às alterações no calendário é que, ao invés de receberem na segunda-feira, 18, alguns beneficiários já receberam no sábado, dia 16.

Confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família de setembro.

  • 18 de setembro: NIS final 1 (antecipação para dia 16);
  • 19 de setembro: NIS final 2;
  • 20 de setembro: NIS final 3;
  • 21 de setembro: NIS final 4;
  • 22 de setembro: NIS final 5;
  • 25 de setembro: NIS final 6 (possível antecipação para dia 23);
  • 26 de setembro: NIS final 7;
  • 27 de setembro: NIS final 8;
  • 28 de setembro: NIS final 9;
  • 29 de setembro: NIS final 0.

Manter os dados do CadÚnico atualizados é uma das garantias de que você não perderá o seu benefício. A outra é estar dentro dos critérios que os programas sociais exigem.

Atualização do CadÚnico

O pente-fino do CadÚnico é visto pelo governo federal como essencial para que o Bolsa Família mantenha a eficiência que lhe tornou o principal programa de transferência de renda do mundo, de acordo com a própria ONU (Organização das Nações Unidas).

Somente nesse ano de 2023, o governo federal brasileiro espera tirar cerca de 15 milhões de pessoas da extrema pobreza através Bolsa Família.

Essa lupa sobre o cadastro do programa e essencial para identificar irregularidades e assim, fazer os programas sociais mais eficientes no seu papel de combate a pobreza e as desigualdades socais.

A atualização do CadÚnico serve para ajudar o governo a identificar os cadastros irregulares ou mesmo das famílias que mudaram de condições socioeconômicas.

Ademais, o pente-fino no CadÚnico deve ir até o mês de janeiro.

Por fim, para mais noticias sobre programas sociais, clique aqui