no , , , , ,

CadÚnico vai MUDAR. Confira as mudanças!

Governo federal anunciou recentemente que vai mudar alguns dados do CadÚnico (Cadastro Único). Confira quais são as mudanças!

CadUnico vai MUDAR. Confira as mudancas!
CadUnico vai MUDAR. Confira as mudancas!

O CadÚnico ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a base de dados utilizada para identificar as pessoas e famílias em maior condições de vulnerabilidade socioeconômica do país e que serve como norte para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa população, mas que segundo o próprio governo, vai mudar.

Mas o que vai mudar no CadÚnico e quais serão os impactos dessa mudança para os beneficiários dos programas sociais?

Bem, como todos sabemos, o CadÚnico é a porta de entrada para quem deseja participar de qualquer um dos programas sociais do governo federal, com o Bolsa Família, por exemplo.

Portanto, se você é um dos beneficiários(a) de algum dos programas sociais pagos através do CadÚnico e quer saber o que vai mudar no cadastro, basta ler o texto a seguir.

Governo anunciou que o CadÚnico vai mudar

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), o governo pretende mudar a forma de gerenciamento de dados do CadÚnico.

A ideia é deixar a base de dados do CadÚnico mais segura e eficiente.

O anuncio da novidade foi feito no dia 5 de outubro, durante reunião de Dias com o presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil).

A Atricon será a parceira do governo nesse “upgrade” do CadÚnico.

Governo e Associação fecharam um Acordo de Cooperação Técnico (ACT) para melhorar a base e qualidade dos dados disponíveis no CadÚnico.

Quem também vai participar da parceria é são os Tribunais de Contas, que vão colaborar com a autenticidade dos dados fornecidos pelos beneficiários inscritos.

Dessa forma, será possível fazer um cruzamento de informações com outras bases de dados para confirmar a veracidade de informações.

Segundo aponto o ministro, a atualização dos dados do CadÚnico se faz essencial para a eficiência e melhoria das políticas públicas, assim como para que as famílias continuem recebendo seus benefícios.

Quais mudanças podem acontecer?

Como dito anteriormente, ao mudar a estrutura de gerenciamento de dados do CadÚnico, o governo pretende dar maior segurança as informações do cadastro.

Além disso, a mudança também visa permitir um maior controle sobre a entrada de novos beneficiários do Bolsa Família.

Sendo assim, abaixo seguem alguns exemplo do que mais pode mudar no CadÚnico:

  • A implementação de uma rede de fiscalização junto à Atricon, à Advocacia-Geral da União (AGU), à Controladoria-Geral da União (AGU) e à rede de auditores;
  • Controle mais severo de informações passadas pelos beneficiários aos dados do Cadastro Único;
  • Maior fiscalização sobre os dados repassados;
  • Desenvolvimento de atividades com o objetivo de orientar funcionários da assistência social de todos os municípios a preencherem corretamente as informações necessárias.

Por fim, para mais notícias sobre o programas sociais do governo federal, clique aqui.