no , , , ,

Bolsa Permanência vai contemplar MILHÕES de ESTUDANTES!

Aproximadamente 7 milhões jovens vão ser contemplados pelo Bolsa Permanência, novo benefício do governo federal voltado para estudantes do ensino médio. Confira!

Bolsa Permanencia para MILHOES de ESTUDANTES
Bolsa Permanencia para MILHOES de ESTUDANTES

O Bolsa Permanência é um programa voltado para estudantes da escola pública que tem como objetivo combater um dos principais problemas enfrentados pela educação pública do país, a evasão escolar.

A ideia com o Bolsa Permanência é garantir que os estudantes não abandonem a escola e assim, consigam concluir pelo menos o ensino médio.

Contudo, o projeto ainda não foi aprovado, porém, essa aprovação pode estar mais próxima do que o próprio governo imaginou.

Portanto, se você tem interesse em saber mais detalhes sobre o Bolsa Permanência, que vai contemplar estudantes da escola pública, lei o texto a seguir.

Entenda o Bolsa Permanência

Segundo uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), chamada de “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, a evasão escolar no ensino médio já chegou a atingir cerca de meio milhão de jovens todos os anos no Brasil.

Os dados revelaram que apenas 60,3% dos estudantes da escolha conseguem completar os estudos até os 24 anos de idade.

Se considerarmos uma faixa etária mais jovem, a situação é ainda pior, apenas 46%. Enquanto que entre os adolescentes filhos das famílias mais ricas, esse número é de 94%.

A questão é que os jovens de família com um menor poder econômico, muitas vezes acabam escolhendo pelo trabalho aos estudos, para poder complementar a renda familiar.

Justamente por conta desse cenário, o governo se viu na necessidade de propor o Bolsa Permanência para os estudantes do ensino médio das escolas públicas.

É uma forma de dar um incentivo para que esses estudantes consigam completar sua formação educacional.

Todavia, apesar do projeto estar bem encaminhado, o valor do Bolsa Permanência ainda não possui uma definição.

Como deve funcionar o novo benefício?

De acordo com Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governo ainda não possui um valor determinado. O motivo da indefinição foi o corte orçamentário significativo que o Ministério da educação (MEC) recebeu.

Apesar da tentativa do Ministro de recompor o orçamento do MEC, ele ainda não obteve sucesso.

Inclusive, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), durante a sua campanha para presidência, comentou sobre a sua intenção de criar um programa de bolsa para jovens que concluíssem o ensino médio.

Entretanto, o projeto ainda precisa passar por uma análise do presidente Lula antes de ser enviada para votação no Congresso Nacional.

Com a aprovação, o governo espera transforma a realidade da defasagem escolar em todo o território nacional.

Por fim, para mais notícias sobre programas sociais do governo federal, clique aqui.