no , , , , , , ,

Bolsa Família SUSPENDE benefícios. Veja os motivos e evite perder o seu!

Pente-fino do Bolsa Família suspende benefícios e causa preocupação entre os beneficiários. Veja todos os detalhes das regras para não perder o seu.

Bolsa Familia SUSPENDE beneficios. Veja os motivos
Bolsa Familia SUSPENDE beneficios. Veja os motivos

O Bolsa Família é o principal programa social do governo federal, alcançando atualmente, cerca de 21 milhões de famílias, contudo, o pente-fino que suspende o cadastro de beneficiários voltou à ativa e está deixando muitas famílias preocupadas.

Portanto, se você é um dos beneficiários do Bolsa Família e está preocupado se o pente-fino que suspende benefícios pode te atingir, veja o texto a seguir.

Até porque, o Bolsa Família é fundamental para amenizar as mazelas causadas pela pobreza. Além disso, ainda cumpre um papel essencial na promoção da saúde e da educação de milhões de jovens.

Pente-fino suspende Bolsa Família: veja os motivos

Assim como todos os programas sociais, o Bolsa Família também possui suas próprias regras e critérios para concessão e manutenção do benefício.

Essas regras devem ser seguidas a risca, ao custo de ter o benefício suspenso em caso de descumprimento.

As principais regras do Bolsa Família, como a atualização do CadÚnico e os filtros de reconhecimento de composição familiar, são do conhecimento da maioria. No entanto, existe uma regra que passa despercebido para muitas das famílias beneficiárias.

Essa regra diz respeito ao saque o benefício. De acordo com a regra, as famílias que não sacarem o benefício dentro do prazo, corre o risco de ter o Bolsa Família suspenso.

A lógica é simples, se a pessoa não sacou o benefício é porque ela não precisa. Diante da situação, o pente-fino entra em ação e suspende o Bolsa Família.

Situação curiosa acontece na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, onde cerca de 106 mil famílias ainda não resgataram o benefício de junho.

O prazo para o saque do Bolsa Família é de 120 dias após o deposito do benefício na conta da família beneficiária. Após esse prazo, se não houver o saque dos valores, o dinheiro retorna aos cofres da União.

A exclusão do beneficiário do Bolsa Família, abre vaga para que outra família faça parte do programa.

Calendário pagamento de setembro

O calendário de pagamento do programa leva em consideração o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Assim como nos outros meses, o que pode acontecer em relação às alterações no calendário é que, ao invés de receberem na segunda-feira, alguns beneficiários devem receber os valores no sábado anterior.

Confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família de setembro.

  • 18 de setembro: NIS final 1 (possível antecipação para dia 16) ;
  • 19 de setembro: NIS final 2;
  • 20 de setembro: NIS final 3;
  • 21 de setembro: NIS final 4;
  • 22 de setembro: NIS final 5;
  • 25 de setembro: NIS final 6 (possível antecipação para dia 23);
  • 26 de setembro: NIS final 7;
  • 27 de setembro: NIS final 8;
  • 28 de setembro: NIS final 9;
  • 29 de setembro: NIS final 0.

Caso queira mais detalhes sobre o pagamento, valores e se também pode receber o vale-gás, acesse os os aplicativos a sequir:

Bolsa Família (Android ou iOS)

Caixa Tem (Android ou iOS).

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.